Perguntar e Ouvir para Liderar
Vivemos a época do saber e do fazer, na qual aqueles que conhecem e colocam seu conhecimento em prática são reconhecidos e recompensados. E isso é ótimo. Exceto quando vira um bloqueio para o perguntar e o aprender. A supervalorização dos competentes é uma moeda de duas faces. Se por um lado nos estimula a buscar desenvolvimento contínuo, por outro nos faz temer qualquer situação em que não saibamos a resposta e que nos faça sentir ignorantes. Esse efeito colateral é especialmente danoso aos líderes que acabam confundindo humildade com inferioridade e se sentem fracos quando expõem suas dúvidas e incertezas. Pior ainda quando esses líderes acreditam que do alto de sua competência conseguem entender tudo e lidar com todas as situações.
Num mundo de altíssima complexidade, no qual não existem verdades absolutas, os líderes que se interessam verdadeiramente pelo ponto de vista de seus colaboradores têm mais chance de perceber a realidade com mais precisão e correm um risco menor de cair em armadilhas oferecidas pelo mercado, por exemplo.
Um caso conhecido que pode ilustrar essa situação é o da Nokia! Os engenheiros da empresa perceberam a tempo que o seu sistema não faria frente ao iOS e ao Android que davam seus primeiros passos rumo a um novo paradigma; mais poderosos. Os profissionais de frente da área comercial também sentiram imediatamente o impacto das novas tecnologias. Mas a alta liderança não só não se interessou pelo ponto de vista dos seus liderados como ainda reagiu agressivamente às tentativas de alerta por parte de alguns mais ousados. O preço pago foi, como sabemos, bem alto!
A mensagem é clara: se você é líder, seja humilde suficiente para ouvir seus liderados. E vá além: pergunte humildemente sobre suas perspectivas, principalmente em situações complexas. Só assim vai conseguir lidar com toda a instabilidade do mundo VUCA.
Publicado originalmente em: https://www.linkedin.com/pulse/perguntar-e-ouvir-para-liderar-yuri-trafane-1f/