Uma pergunta para responder antes de decidir seu plano de carreira
Esse artigo que fala sobre Plano de Carreira foi escrito por Jessica Buono e publicado originalmente no site da Gallup, representada no Brasil pela Ynner, parceira exclusiva para a certificação de coaches de pontos fortes.
________________________________________________________________________________________________
DESTAQUES DA HISTÓRIA
- Simplificando, todos querem fazer mais daquilo em que são bons.
- Independentemente de sua função, você pode usar seus pontos fortes para melhorar o desempenho.
- Não conhece seus pontos fortes? Clique no ícone do Whatsapp!
________________________________________________________________________________________________
Lembra da ideia que todos nós queríamos acreditar quando crianças? Você pode ser o que quiser quando crescer.
A maioria de nós percebeu que não é exatamente verdade e que o que “queremos ser” muda à medida que envelhecemos.
Como adultos, percebemos que o que é importante não é um título, como “astronauta” – mas, em vez disso, cumprir nosso desejo básico de ser bom em algo e receber respeito e reconhecimento por isso.
Uma das melhores maneiras de terminar no tipo de carreira que ganha respeito, reconhecimento, sucesso e felicidade é fazer mais daquilo em que você é bom.
Aqueles que conseguem fazer o que fazem de melhor todos os dias têm seis vezes mais chances de se dedicar ao trabalho e três vezes mais chances de relatar ter uma excelente qualidade de vida.
Quer você se sinta preso em seu trabalho atual ou esteja começando a explorar novas opções de carreira, você pode usar suas CliftonStrengths para melhorar sua eficácia e aumentar seu desempenho – em qualquer função.
É mais provável que o emprego exato que você realmente deseja se torne claro para você quando você compreender em que é naturalmente bom e o que lhe traz o respeito que procura.
Faça a si mesmo uma pergunta para entender melhor qual plano de carreira é certo para você
O problema que a maioria das pessoas tem para encontrar a carreira certa é que estão procurando apenas uma profissão prescrita. No entanto, mesmo aqueles que escolheram um campo exato (como arquitetura, direito ou engenharia) ainda questionam se escolheram o certo e se perguntam se teriam mais sucesso se tivessem escolhido outro caminho.
Portanto, em vez de pensar em qual profissão ou setor você quer estar, mergulhe mais fundo em suas motivações para pensar, sentir e se comportar – saiba o que você realmente gosta e o que lhe dá energia.
Primeiro, pense em quais tarefas você executa com facilidade, excelência e prazer durante uma semana de trabalho típica.
Faça uma lista dessas tarefas. Você provavelmente está capitalizando seus talentos naturais para realizá-los.
Dos itens listados, identifique aquele que é o mais importante ou que produz o maior sucesso. Vamos chamá-lo de seu momento mais forte.
Concentre-se mais no seu momento mais forte e responda a esta pergunta: O que tornou aquele momento ótimo para você?
Talvez você tenha:
- Fechado uma grande venda, colocando você na fila para ser o representante mais vendido do ano
- Começado a trabalhar em um projeto com seu melhor amigo no trabalho
- Concluído todas as tarefas de sua extensa lista de antes do meio-dia
- Passado parte do dia lendo novos materiais dos principais especialistas em sua área
Para explorar isso mais, consulte os resultados do CliftonStrengths e pense em quais temas de talentos e domínios de pontos fortes você estava explorando naquele momento:
Execução
No seu momento mais forte, o que especificamente você fez para garantir que seu trabalho fosse executado de forma eficiente e eficaz? De forma mais ampla, você escolheu uma maneira específica de fazer isso ou seguiu o fluxo?
Influencia
Quais pontos fortes você usou para ajudar outras pessoas a ver as coisas de sua perspectiva? A qual tema CliftonStrengths você utilizou naturalmente para influenciar outras pessoas?
Relacionamento
O que o ajudou a se envolver com outras pessoas, construir amizades, fazer conexões e aumentar sua rede? Você estava se relacionando profundamente com alguns poucos selecionados ou fazendo conexões com qualquer pessoa? Talvez ambos?
Pensamento Estratégico
Como você gerou ideias, resolveu problemas ou tomou decisões? Que pontos fortes o ajudaram a fazer isso?
Ainda não descobriu seus pontos fortes únicos? Faça a avaliação hoje para obter seu relatório personalizado. Para isso clique no ícone do Whatsapp!
Considere o seguinte: Existem maneiras de fortalecer os mesmos talentos que fizeram com que aquele momento fosse memorável – maneiras de ajudá-lo a se sentir mais motivado, inspirado, ambicioso ou capaz de fazer o trabalho que já está fazendo. Você pode repetir esse momento uma e outra vez.
Você pode pegar emprestado alguns dos ingredientes que tornaram seu momento mais forte tão bom e aplicá-los a novas maneiras de abordar as tarefas de que você menos gosta. Mesmo que sua função atual não seja perfeitamente adequada para seus talentos, você ainda pode “trabalhá-la” de uma maneira que permita que o que você faz bem brilhe.
E não cometa o erro de pensar que só porque algo é fácil para você, é fácil para todos. Muitas vezes vemos as coisas que vêm naturalmente para nós como menos valiosas porque são fáceis. Mas o que vem naturalmente para você é onde você estará no seu melhor.
Que carreira devo seguir agora que conheço meus pontos fortes?
Para alguns de vocês, suas respostas às perguntas acima revelarão exatamente por que estão no cargo em que estão; para outros, pode fazer você perceber que algo está “errado” e que o que você está fazendo atualmente não permite que você faça o que faz de melhor com a frequência necessária.
Qualquer que seja a situação em que se encontre, você pode usar o que aprendeu para alinhar melhor seus talentos com a forma como realiza seu trabalho todos os dias.
Comece conversando com seu gerente sobre quaisquer ideias que você tenha para usar seus pontos fortes com mais frequência – eles saberão de projetos e parcerias que permitirão que você use seus temas mais dominantes.
E agora a verdade final …
Você provavelmente não pode ser o que deseja porque simplesmente não pode ser bom em tudo. Mas se você conhecer e aplicar seus pontos fortes em sua função, poderá ter mais sucesso. Suas CliftonStrengths não determinam ou limitam suas escolhas de carreira. Aqui está o ponto principal: usar seus pontos fortes torna o trabalho mais agradável. Quando você gosta do que faz, você se torna melhor nisso.
Lembre-se de que o passo mais importante para encontrar o sucesso na carreira não é perguntar: “Que carreira devo ter?” É sobre alinhar as coisas que você naturalmente faz melhor com o que você realmente faz todos os dias – permitindo que você melhore ou se destaque em praticamente qualquer carreira.
Portanto, embora a noção da infância mencionada no início deste artigo possa não parecer mais verdadeira, ela pode nos levar a uma verdade melhor, que é: você pode ter sucesso fazendo aquilo em que é naturalmente bom.