Como Desenvolver Seus Pontos Fortes e Ir Além na Carreira
Observe pessoas com carreiras brilhantes e você vai concluir que a maioria delas tem algo em comum: não ficam dando murro em ponta de faca. Ao contrário, entendem aquilo para o que já têm uma certa inclinação e trabalham duro para serem cada vez melhores. Ou seja, transformam seus talentos em pontos fortes e descobrem como construir prosperidade a partir disso.
Sabia que você também tem talentos? A verdade é que todos temos, mas nem sempre conseguimos reconhecê-los. Como usar nossos grandes diferenciais a favor de objetivos? Acompanhe a leitura deste conteúdo e entenda como lidar com a questão.
O conceito de pontos fortes e fracos
Todo mundo tem pontos fortes e pontos fracos. E a maior parte das pessoas acredita que a melhor maneira de chegar ao sucesso é eliminando as fraquezas. O que é um grande equívoco. Ninguém prospera por ser neutro, que é exatamente o que a eliminação de fraquezas faz: trazer a pessoa para a média naquilo em que ela era ruim.
Da mesma forma que a ausência de doenças não é saúde, ausência de fraquezas não é força. Para alcançar o sucesso, o primeiro passo é ser forte em algo. O caminho que se segue disso é o de aprendizado para, depois, ser possível aprender a transformar a força interior em prosperidade.
O rumo do desenvolvimento baseado em pontos fortes
As pesquisas da área de Neurociência, combinadas com os estudos de People Analytics e Economia Comportamental, mostram que cada ser humano tem uma estrutura cerebral distinta e que, portanto, sente, pensa e age de modo único. Essa forma particular de ser é o que chamamos de aptidões ou talentos.
Quando cultivamos traços naturais, eles se tornam pontos fortes, aspectos em que somos excelentes. Por exemplo, quando uma pessoa tem padrões de sentimento, pensamento e comportamento que fazem fluir naturalmente sua comunicação e trabalha no desenvolvimento de competências coerentes com isso, consegue dialogar, falar em público ou escrever com primor. É assim que ela coloca em prática um ponto forte, que pode se tornar um dos pilares sobre os quais vai construir sua carreira.
O descobrimento das próprias forças
Existem muitas formas intuitivas para reconhecer os pontos fortes. Você pode:
- Observar suas atividades cotidianas e tentar entender aquilo que faz naturalmente bem.
- Perguntar para pessoas próximas, como familiares e amigos, sobre o que elas acham que você se destaca.
- Pedir feedbacks no seu ambiente de trabalho, para liderados, pares e líderes, solicitando para que compartilhem impressões sobre funções que você parece fazer muito bem.
- Estar atento às cinco dicas dos talentos: desejo de fazer, facilidade de aprender, capacidade de entrar em fluxo, compreensão de lances de excelência e vontade de repetir.
Mas também existem formas mais estruturadas e científicas de entender os talentos, que vão ajudar no seu autoconhecimento: métodos psicométricos. O mais utilizado no mundo é o assessment Clifton Strengths, desenvolvido pela Gallup, a partir de décadas de estudo sobre a alta performance e o sucesso humano.
O que fazer após se reconhecer forte em algo
O segundo passo é mudar o mindset e entender que a excelência (que é a primeira etapa para o sucesso) vem muito mais facilmente quando você prioriza os seus talentos naturais, que também podemos chamar de soft skills.
Para que o conteúdo fique palpável, vamos usar de novo aqui o exemplo da comunicação. Suponha que você seja muito bom nisso, combinado? Nas próximas linhas, veja como alguém com esse talento pode fazer uso dos muitos caminhos para o autodesenvolvimento.
Atenção plena
Preste atenção em como você funciona. Como diz Tim Gallwey, em seu livro The Inner Game of Tennis — em português, O jogo interior do tênis —, o simples ato de estar atento a algo melhora sua aplicação. Sendo talentoso em comunicação, você pode tentar perceber o que sente, pensa e faz enquanto realiza uma apresentação.
Execução
Busque oportunidades de colocar em prática o talento intencionalmente. Algumas ideias, aqui, seriam se oferecer para fazer as apresentações na faculdade, no trabalho ou em outras situações que requeiram uma exposição pública.
Suporte
Conte com a ajuda de um interlocutor que possa ser uma referência externa e um estímulo à reflexão sobre a transformação do seu ato comunicacional em um ponto forte. Um coach pode ser um bom caminho. Melhor ainda se for um coach especializado em pontos fortes, que tem conhecimento da linguagem CliftonStrengths, especialmente desenvolvida para esse objetivo.
Conhecimento
Procure referências que ampliem a visão sobre o tema. No nosso exemplo, você poderia ler um livro ou assistir a vídeos sobre comunicação não violenta, escuta ativa, oratória e até temas mais densos, como semiótica e filosofia da comunicação.
Capacitação
Adicione técnicas que ajudem a materializar seu talento. Fazer um curso sobre técnicas de comunicação, conhecendo dicas práticas de como abrir uma apresentação, usar histórias e realizar fechamentos impactantes são ações que podem ser enriquecedoras.
As formas de aplicar os pontos fortes na carreira
Uma vez que você tenha conhecido e esteja desenvolvendo talentos e pontos fortes, chega a hora de colocá-los em prática. A ideia é alavancar a sua carreira a partir deles. Veja agora algumas alternativas.
Caminho profissional
Escolha uma atividade na qual você entenda que vai conseguir usar suas aptidões com frequência. Assim, a chance de ser bem-sucedido e ter uma vida leve e agradável aumenta significativamente.
Valorização pessoal
Busque projetos e processos que façam aparecer seus talentos e pontos fortes. Dentro de cada função, existem muitas atividades diferentes, algumas mais afinadas com seus padrões naturais de sentimento, pensamento e comportamento. Priorize-as.
Use as aptidões
Aprenda a fazer as coisas dentro da atividade profissional de maneira compatível com os seus talentos. Existem várias formas de alcançar a excelência em cada atividade. Por exemplo, há grandes vendedores que se destacam pela empatia, outros pela disciplina e outros pela capacidade de forjar relacionamentos duradouros. Seja a melhor versão de você mesmo, não uma sombra dos outros.
Crie relações
Faça parcerias com pessoas que têm talentos complementares aos seus, de modo que a cooperação seja algo natural para as duas partes e o espaço de competição fique menor, na medida em que vocês jogam em posições diferentes de um mesmo time.
Interiorize suas fortalezas
Crie momentos em seu dia em que possa se energizar aplicando seus talentos. Quando usamos nossas características naturais, recarregamos as baterias. Isso nos dá força e motivação para engajar naquilo que estamos fazendo, o que gera alto poder de realização.
Mostramos a você como desenvolver seus pontos fortes para ter uma carreira bem-sucedida. Mas o aprendizado não para por aqui. Quer saber mais sobre como se desenvolver continuamente? Baixe o Guia de Desenvolvimento com Base em Pontos Fortes!