Principais Insights da Revista Veja Dessa Semana
Se não deu tempo de você ler a Revista Veja desse fim de semana e você quer saber se tem alguma notícia importante para o mundo dos negócios, aqui estão os tópicos que podem te interessar:
Contra a Demagogia na Escola: Nuno Crato, ministro da educação de Portugal questiona certos métodos liberais de ensino e defende alguns pilares do ensino clássico, como caminho para uma educação consistente. Com base em seu livro “O “Eduquês” em Discurso Direto: uma Crítica da Pedagogia Romântica e Construtivista”, critica a linguagem empolada e vazia de uma ala pouco pragmática de educadores.
- Entrevista nas páginas amarelas 17 a 21.
- Para o Business by Ynner: os mesmos desafios da pedagogia, são enfrentados pela andragogia (área que estuda o aprendizado em adultos). Como uma empresa de treinamentos corporativos a Ynner Treinamentos procura lançar mão de uma metodologia interessante e envolvente, usando, frequentemente, vivências e dinâmicas para fazer com que os participantes queiram realmente participar e possam com isso, aprender. Entretanto, somos obrigados a constatar que muitas pessoas no mundo empresarial ainda estão mais preocupadas com o lado lúdico dos treinamentos do que no aprendizado efetivo. Os jogos, filmes e brincadeiras deves estar a serviço do aprendizado e ser uma forma de consolidar o conhecimento e nunca devem ter um fim em si mesmos.
Ainda Não Decolou: Todos os gigantes do livro digital já entraram no mercado brasileiro, mas as vendas de e-books ainda representam apenas 2,7% do total das vendas.
- No Radar, página 54.
- Para o business by Ynner: Mudar hábitos é extremamente difícil e toma um enorme tempo, o que não significa que não vá acontecer. No congresso da Amercian Society for Training and Development, em que estive representando a Ynner Treinamentos muito se discutiu a inevitabilidade do uso de ferramentas de tecnologia para potencializar o ensino. Ficou claro que as pessoas ainda não estão totalmente adaptadas a essa realidade, mas que como o tempo isso irá acontecer. Além disso, as novas gerações terão esses novos recursos “no sangue” e serão grandes usuários do aprendizado à distância.
Acabou o Bolsa PIB: o crescimento de apenas 0,6% no primeiro trimestre contra o trimestre anterior, mostra que o incentivo ao consumo se esgotou como estratégia e exige do governo medidas que provoquem um aumento significativo dos investimentos para que no longo prazo tenhamos um crescimento consistente.
- Artigo na página 72.
- Para o Business by Ynner: não espere que nos próximos anos a prometida pujança econômica arraste o crescimento da sua empresa. Esteja consciente que você vai ter que crescer acima dos limites naturais do mercado. Para isso, precisará se reinventar, ser criativo e contar com uma equipe comprometida e preparada para ir além.
Eu Vou mas Eu Volto: Neymar deixa claro através de seu comportamento que preferia ficar no Brasil e que está indo para a Europa mais para satisfazer o “senso comum” de que esse é o caminho natural do que por desejo e convicção.
- Artigo na página 82.
- Para o business by Ynner: o que está acontecendo com Neymar acontece com muitos profissionais no mundo corporativo. Existe um “caminho natural” que as pessoas esperam que um executivo percorra e muitas vezes este executivo não quer seguí-lo. Mas para acalentar os sonhos de conjuges, colegas e superiores, acaba seguindo tal caminho. Nos treinamentos que ministramos na Ynner Treinamentos é muito comum conhecermos técnicos (engenheiros, analistas, vendedores) que amam suas atividades e que gostaríam de continuar nelas por muito tempo, mas que acabam assumindo gerências porque esse é o “certo”. O resultado nem sempre é positivo.
O Recado Está Dado: o Papa tem evocado com frequência a figura do anjo rebelde em suas homilias e vai deixando cada vez mais claro que acredita que o mal está dentro da própria igreja.
- Artigo na página 115.
- Para o Business by Ynner: algumas empresas são tão políticas quando a igreja, e a perspicácia do novo Papa ensina que nem sempre mensagens diretas e agressivas são a melhor forma de dizer algo nas organizações. Por sua natureza o ser-humano se defende quando se sente acusado, então atacar diretamente pode ser o caminho mais curto para o conflito aberto e improdutivo. Por outro lado, quando o líder fornece elementos para que o liderado reflita, há a chance dele próprio questionar suas ações e escolher mudar. Não estamos dizendo que isso é sempre assim, mas em alguns casos pode ser uma ferramenta útil lançar mão de metáforas.
Eles Vivem: escritora inglesa desenvolve seu novo livro de ficção histórica com base na figura real de Thomas Cromwell que foi conselheiro de Henrique VIII.
- Artigo na página 123.
- Para o Business by Ynner: conhecer as cortes da idade média e a forma como as pessoas transitavam nela é uma aula de política que pode ser muito útil nas corporações. Para quem se interessa pelo tema um livro razoável é “As 48 Leis do Poder” de Robert Greene.
Somos Todos Feitos de Bits: “A Informação”, novo livro de James Gleick, se coloca o desafio de contar a história da informação e mostrar sua relação com o conhecimento e o progresso humano.
- Artigo na página 128.
- Para o Business by Ynner: na chamada era da informação, entender como essa entidade influencia a forma como as pessoas fazem as coisas é fundamental para prosperar. A perspectiva histórica geralmente traz insights relevantes. Certamente vou procurar esse livro. Para quem se preocupa com o tema, e tem se sentido sufocado pelo excesso de dados do mundo atualmente, o livro “Ansiedade da Informação”de Richard Wurman vale a pena ser lido.