Promessas fracassadas de Ano Novo
Todo começo de ano, a maioria das pessoas faz suas promessas de ano novo para ser melhor em alguma coisa.
Segundo pesquisas do Instituto Franklin Covey, 35% dos pesquisados quebram essas promessas até o fim de janeiro e somente 23%, realmente as cumpre.
Isso afeta de forma contundente suas autoestimas. E existem muitos motivos pelos quais isso acontece. Mas um desses motivos pode estar ligado ao tipo de promessa que se faz.
Quer saber mais? Então, acompanhe-nos nesse artigo.
O Paradigma dos Pontos Fracos x Pontos Fortes
A humanidade elaborou por milênios um paradigma que permeia todas as culturas do planeta: o desenvolvimento humano acontece quando melhoramos nossas fraquezas.
Isso provavelmente aconteceu pelo medo do fracasso que um ponto fraco pode provocar. E realmente não podemos abandonar nossas fraquezas. Mas isso é muito diferente de viver em função delas.
Trabalhar com o que há de pior em nós, nos impede de fracassar. Mas o que nos leva à excelência e pode nos trazer o sucesso e a uma vida bem sucedida são nossos Pontos Fortes.
Promessas no Caminho de Maior Resistência
Apesar disso, inconscientes do mal que o foco nos pontos fracos traz, a maioria das pessoas faz todas as suas promessas de ano novo, focadas neles. E esse é um dos motivos pelos quais falham com tanta frequência. Afinal, quando focamos nos nossos pontos fracos estamos escolhendo trilhar o caminho de maior resistência.
Então, para nos mantermos firmes nele, gastamos uma quantidade absurda de energia. Essa energia nos faz falta para depois, poder investir nos nossos Pontos Fortes.
O Que Fazer, Então?
Nossa sugestão é:
Concentre suas promessas de ano novo no desenvolvimento daquilo que você tem de melhor e busque transformar seus talentos em pontos fortes.
Talentos são padrões naturais de sentimento, pensamento e comportamento. Eles são aquilo que você tem de melhor.
E tem mais: eles são aquilo que você tem de instintivamente, melhor. Aquilo que você faz naturalmente bem com pouco esforço.
Os talentos ainda não são pontos fortes, mas são promessas de pontos fortes. Se não forem desenvolvidos, permanecem como promessas por toda a vida. Assim como os músculos, se os talentos não exercitados não se fortalecem.
Já os Pontos Fortes são áreas nas quais você apresenta um desempenho quase perfeito consistentemente. E a melhor forma de fazê-los emergir, é a partir dos seus talentos. Desenvolvendo-os.
Talentos são o ser. Pontos Fortes são o fazer.
Talentos são o potencial. Pontos Fortes dão a realização desse potencial.
Talentos são sementes. Pontos Fortes são a planta. Cultive o primeiro e chegue ao segundo.
Passo a Passo para as Promessas Baseadas em Talentos e Pontos Fortes
- Comece identificando os seus talentos. Você pode fazer isso sozinho, mas precisa dedicar um grande esforço por um longo tempo. A solução mais rápida e prática é usar um assessment desenvolvido com esse propósito: o CliftonStrengths.
- Enumere os Pontos Fortes que você pode desenvolver baseado nos seus principais talentos.
- Escolha aqueles que têm maior potencial de impacto na sua vida profissional (ou mesmo pessoal).
- Estabeleça o que é excelência nesse Ponto Forte e como você pode medir isso objetivamente.
- Defina um plano de desenvolvimento para esse Ponto Forte. Esse plano deve incluir situações em que você possa exercitar seus talentos e também ações para adicionar conhecimentos e técnicas relativas a ele.
- Estabeleça pontos de checagem. Momentos em que você vai verificar formalmente o seu nível de evolução.
Um Exemplo do Passo a Passo Aplicado aos Pontos Fortes
- Vamos supor que uma pessoa que trabalha em uma grande empresa faça o assessment CliftonStrengths e constate que um de seus principais talentos seja “Comunicação”.
- Essa pessoa reflete e percebe que alguns Pontos Fortes que podem ser desenvolvidos a partir desse talento em sua vida sejam: fazer apresentações excelentes, escrever textos excelentes, ser um vendedor excelente de ideias dentro da empresa, ter um LinkedIn excelente.
- Refletindo sobre cada um deles e seu momento profissional essa pessoa decide que “Fazer Apresentações Excelentes” tem o maior impacto em sua carreira.
- Nossa personagem hipotética decide que a avaliação de desempenho por parte do seu líder na empresa será a forma de medir. Afinal, uma das competências em seu plano de desenvolvimento é “Realização de Apresentações”. O objetivo será obter nota 9 ou 10 na avaliação final.
- O Plano de Desenvolvimento inclui as saeguintes ações: (A) Dizer para o chefe que quer fazer mais apresentações ao longo do ano e pedir para ele considerá-la uma opção sempre que possível; (B) Ler pelo menos 6 livros sobre apresentações ao longo do ano; (C) Assistir um TED Talks toda semana e fazer uma análise do que mais gostou e o que menos gostou; (D) Ir a uma fonoaudióloga fazer uma avaliação da sua voz e analisar a possibilidade de melhorá-la , (E) Pedir feedback dos colegas depois das suas apresentações; (F) etc, etc, etc.
- O momento da checagem será no final de cada trimestre, quando pedirá ao seu chefe para fazer uma pré-avaliação da sua competência “Realização de Apresentações”.
Resumindo
Vivemos em uma cultura que valoriza os pontos fracos, por isso nossas promessas estão focadas neles. Mas esse é um caminho pouco efetivo, que gera frustração e perda da autoconfiança.
Você pode começar a mudar essa situação investindo em pelo menos um ponto forte em suas promessas de ano novo. E o primeiro passo é conhecer os seus talentos.
Comece Já
Para fazer o Assessment CliftonStrengths e descobrir seus talentos, fale com um de nossos consultores. Assim você conhecerá todas as informações necessárias para começar a definir metas que você de fato conseguirá cumprir!