Realizando a Transformação Digital: Comece com Oito Etapas
Este artigo que trata do gerenciamento de mudanças para a transformação digital ser bem-sucedida, bem como as estratégias necessárias para a modificação do modelo de trabalho e o papel dos colaboradores nesse canário foi escrito por Gerad Taboada e originalmente publicado no site da Gallup, representada no Brasil pela Ynner, parceira exclusiva para a certificação de Coaches de pontos fortes.
Realizando a Transformação Digital: Comece com Oito Etapas
__________________________________________________________________________________________
DESTAQUES DA HISTÓRIA
As competências de gerenciamento de mudanças fazem a diferença na transformação digital
Uma ótima estratégia de transformação digital considera os colaboradores
Aproveite ao máximo os métodos ágeis
__________________________________________________________________________________________
A transformação digital é provavelmente o investimento mais substancial que as organizações modernas estão fazendo. Múltiplas fontes apontam investimentos globais em vários trilhões de dólares nos próximos anos, e elas esperam que esse número continue crescendo. Quando apenas 17 países no mundo têm um PIB ultrapassando a marca de um trilhão de dólares, é um investimento impressionante – e não está trazendo os resultados esperados.
Apenas 17% dos trabalhadores nos EUA concordam plenamente que sua empresa implementa prontamente novas tecnologias que os ajudam a ser mais produtivos, e o estudo Real Future of Work da Gallup revela que, em média, apenas 22,5% dos empregados na Espanha, França, Alemanha e Reino Unido concordam plenamente que sua empresa os capacita a fazer uso eficaz das novas tecnologias digitais.
Sem o apoio dos funcionários, a batalha digital está perdida de cara. Mas os líderes podem aumentar as chances de uma transformação digital bem-sucedida com oito etapas estratégicas:
- Avalie lacunas e defina novos horizontes.
Antes de embarcar em uma transformação digital, os líderes devem identificar as lacunas digitais mais evidentes em sua empresa. Internamente, eles devem abordar as deficiências e oportunidades para executar a estratégia da organização. Externamente, comparar os recursos existentes com os concorrentes e os padrões do setor fornecerá aos líderes uma perspectiva sobre o que vem por aí.
- Construa um caso mensurável.
Depois de avaliar as lacunas existentes, os líderes precisam listar as oportunidades mais críticas para digitalizar seu modelo de negócios e selecionar uma ou duas iniciativas para se concentrar. Seguir várias iniciativas ao mesmo tempo gera confusão e raramente produz resultados positivos. As organizações mais prontas para o digital têm um C-suite comprometido que converte oportunidades abstratas em alguns planos específicos e mensuráveis com cronogramas concretos, KPIs significativos e recursos suficientes.
- Patrocine a visão.
As transformações digitais geralmente começam fortes no topo, mas perdem o ímpeto à medida que se propagam para a linha de frente. Os líderes precisam converter os casos de negócios em uma visão inspiradora que ressoe em toda a organização – e seja um modelo para ela. A maioria dos líderes luta para inspirar; na verdade, apenas 29% dos funcionários em todo o mundo concordam plenamente que seus líderes os entusiasmam com o futuro. Se os líderes não conseguirem despertar o entusiasmo, novas iniciativas digitais explodirão à medida que as pessoas resistirem à mudança.
- Estruture uma abordagem de gerenciamento de mudanças.
As transformações digitais geralmente afetam várias áreas em uma organização ou até mesmo toda a empresa. Na ausência de uma estrutura de gerenciamento de mudança forte, a inércia do topo apenas confundirá ou desalinhará os departamentos que pretende ajudar. A Gallup identificou sete princípios para o gerenciamento de mudanças bem-sucedido que os líderes precisam ter em mente ao implantar qualquer iniciativa de transformação digital, começando por articular uma visão forte e ser estratégico sobre quem envolver e quando.
- Abrace a experimentação ágil.
Para implantar rapidamente uma iniciativa de transformação digital, os métodos ágeis oferecem uma vantagem substancial. Em primeiro lugar, eles são de natureza colaborativa e podem garantir que diferentes áreas da empresa – e pontos de vista – sejam levados em consideração. Em segundo lugar, sprints mais curtos ajudam a identificar impedimentos no início e permitem mudanças rápidas na estratégia.
- Use pilotos.
Antes de comprometer mais recursos e implementar em escala, as equipes ágeis precisam executar pilotos curtos para identificar barreiras de sucesso comuns, pontos fortes organizacionais para apoiar e capacidades para construir ao longo do tempo. Os colaboradores com histórico comprovado na liderança de novas iniciativas devem ter uma participação antecipada em garantir que o projeto possa ser estendido para o restante da organização.
- Monitore o impacto e o alinhamento.
Durante e após o lançamento de pilotos, os líderes precisam monitorar de perto o impacto da nova tecnologia no negócio e compará-lo com os benchmarks externos e projeções internas. O resultado do piloto deve ser coerente e consistente com a visão definitiva que ele pretende dar vida. Se não for, os líderes precisam propor uma estratégia alternativa para o piloto antes de investir mais recursos para dimensionar a iniciativa.
- Crie um processo escalável.
Se os líderes obtiverem insights suficientes para validar suas hipóteses mais salientes e reduzir os riscos a um nível aceitável, eles devem prosseguir para dimensionar a iniciativa. A implementação de novas tecnologias – independentemente de sua finalidade – em escala pode representar um investimento que varia de milhões a bilhões de dólares. Esse investimento requer uma estratégia de implementação bem planejada.
Construir recursos digitais é uma das principais prioridades nas agendas dos executivos – e por um bom motivo. Não são apenas os recursos em jogo, mas a capacidade da empresa de se manter à frente e lucrativa em um mundo de negócios cada vez mais competitivo. No entanto, de acordo com o BCG, 70% das iniciativas de transformação digital ficam aquém de seus objetivos. Frequentemente, seu fracasso é uma consequência direta de um gerenciamento de mudança inadequado.
Abraçar uma transformação digital nunca é fácil, especialmente em uma era em que a tecnologia continuamente remodela os limites do que é possível. É mais difícil quando a maioria dos funcionários não entende o motivo ou não se sente pronto para isso. E ainda mais quando o investimento falha. Líderes com uma abordagem sistemática para aproveitar novas oportunidades vencerão a batalha do futuro – e verão o retorno do investimento.