Reflexão sobre Inovação via Case Hyundai
Assustada como o impacto da crise (agora chamada de ex-crise) nas vendas, a Hyundai Americana encomendou uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor e descobriu que as pessoas estavam deixando de comprar carros não por falta e recursos, mas por medo de perder o emprego e não conseguir pagar as parcelas do financiamento. Com essa informação em mãos, desenvolveu um modelo de financiamento com seguro-desemprego, que garantia a recompra do veículo caso o comprador perdesse sua fonte de renda. O resultado? Um sucesso estrondoso.
Esse caso é uma ilustração exemplar daquilo que considero o cerne do processo de inovação nas organizações: Comportamento do Consumidor. É certo que apenas o conhecimento dessa área não garante o êxito em inovação, mas o seu desconhecimento arremessa a empresa em um jogo parecido com um bingo, em que o sucesso só pode nascer da sorte.
Costumo dizer para meus alunos que se um profissional de marketing fosse condenado a estudar apenas um tema da área, esse tema deveria ser Comportamento do Consumidor. É da compreensão de suas necessidades e desejos, dos valores e crenças que os sustentam, assim como dos hábitos que deles decorrem, que nascem ou onde repousam todas as oportunidades.
E a área de P&D? É uma ferramenta importante muitas vezes, mas nem sempre. Uma inovação pode nascer sem uma nova tecnologia (aplicando de forma criativa uma tecnologia antiga) mas jamais será bem sucedida se não for ao encontro da natureza do consumidor. O caso acima ilustra o uso de instrumentos já conhecidos, organizados de forma inusitada para gerar resultados.
E em sua empresa? Há alguma forma de buscar o conhecimento do consumidor como input para a inovação?