Responda ‘Sim’ à Maior Pergunta de seus Colaboradores
Através desta pergunta tão relevante para seus colaboradores, esse artigo trata da criação de uma cultura que valorize o melhor deles. Ele foi escrito por Jennifer Robison e publicado originalmente no site da Gallup, representada no Brasil pela Ynner, parceira exclusiva para a certificação de Coaches de pontos fortes.
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DESTAQUES DA HISTÓRIA
Os gerentes são responsáveis pela experiência do colaborador
Os colaboradores devem aprender e crescer; o bem-estar deles depende disso
Cada colaborador deve explorar o que eles fazem melhor e, em seguida, dar um nome a isso
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Apenas quatro em cada dez colaboradores concordam plenamente que podem fazer o que fazem de melhor todos os dias no trabalho. Mais da metade está procurando ativamente por um novo emprego ou está aberta a um – e quando consegue uma nova função, 91% das vezes é em uma empresa diferente.
Esses números significam algo maior do que a busca pela carreira “correta”. Eles representam a busca dos funcionários por uma resposta para a pergunta: “Eu consigo usar meus pontos fortes aqui e posso fazer o que faço de melhor todos os dias?”
Se você é um líder, é uma pergunta que precisa responder afirmativamente, com entusiasmo e diariamente.
Essa resposta pode ser – deveria ser – a proposição do seu funcionário: Trabalhadores que usam seus pontos fortes todos os dias têm três vezes mais chances de relatar uma excelente qualidade de vida, seis vezes mais chances de estarem engajados no trabalho, são 8% mais produtivos e têm 15% menos probabilidade de desistir.
E quando solicitado a listar as três principais características do trabalho em ordem de importância, cada categoria de idade testada pela Gallup – de baby boomers à Geração Z – diz que o aspecto mais importante de um trabalho é que ele “me permite fazer o que eu faço melhor.”
Se você é um líder, é uma pergunta que precisa responder afirmativamente, com entusiasmo e diariamente.
Você não pode identificar a carreira correta para todos, mas pode criar uma cultura que valorize o melhor de seus funcionários. Veja como:
Comece com Talentos
Cada funcionário, começando pela alta liderança e descendo por toda a hierarquia organizacional, precisa conhecer, ordenadamente os próprios talentos.
Essas características são naturais, imutáveis e poderosas, embora o coaching as refine. Ele melhora os resultados de negócios também – o desenvolvimento de funcionários baseado em talentos e pontos fortes retorna um lucro de até 29% maior, vendas aumentadas 19%, perda de 72% menor e envolvimento do cliente 7% maior, em média. A melhor forma de entender os talentos e o alinhamento de carreira de um indivíduo, é a maneira como ele realiza o trabalho, e CliftonStrengths é um mapa que ajuda muito nessa jornada.
Mude de Chefe para Coach
Os gerentes são os maiores responsáveis pela experiência do funcionário – 70% da variação no engajamento da equipe está ligada ao comportamento de seu gestor direto.
Se um trabalhador se sente motivado, inspirado, ambicioso ou capaz, é em grande parte por causa do gestor direto.
Mas poucos gerentes sabem como treinar os colaboradores com base em seus talentos e pontos fortes. Quase metade dos funcionários (47%) recebe feedback de seu gerente poucas vezes por ano, e isso torna seu desempenho pior em cerca de um terço das vezes. Os gerentes precisam melhorar em coaching. Não há outra maneira de permitir que os funcionários usem seus pontos fortes e façam o que fazem de melhor todos os dias.
Foco no Desenvolvimento
Os funcionários precisam aprender e crescer. É um elemento seminal de seu envolvimento e bem-estar.
A retenção deles também: os estudos da Gallup mostram que as empresas que investem em desenvolvimento têm duas vezes mais chances de reter seus funcionários e que a razão número um pela qual as pessoas mudam de emprego é por “oportunidades de crescimento na carreira”.
O foco nos pontos fortes é metade da batalha – eles mostram onde você se destaca – mas investir em desenvolvimento é crucial para permitir que os trabalhadores façam o que fazem de melhor todos os dias, levando à retenção de talentos. A pesquisa da Gallup indica que isso é particularmente verdadeiro para equipes e trabalhadores de alto desempenho, que desejam crescer e têm muitas oportunidades em outro lugar.
Você não pode identificar a carreira correta para todos, mas pode criar uma cultura que valorize o melhor de seus funcionários.
A experiência do funcionário na sua empresa vai incentivar a pessoa a ficar ou sair, desenvolver ou estagnar, produzir ou girar suas rodas em falso. E as rodas da empresa, como consequência. É isso que o leva ao crescimento orgânico – ou a ficar atrás de seus concorrentes. Então, quando seus funcionários se perguntam: “Devo usar meus pontos fortes aqui e fazer o que faço de melhor todos os dias?” eles devem ser capazes de responder “sim” tão afirmativamente quanto você.
Uma resposta positiva significa que sua força de trabalho está operando no auge. Uma resposta negativa sugere uma grave perda de potencial – e uma provável perda de funcionários.
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