Resumo do Livro “StorySelling” de Nick Nanton e J. W. Dicks
O Livro “Story Selling” de Nick Nanton e JW Dicks traz ingredientes importantes para o marketing, em um guia bem divertido, pesquisado e prático para obter sucesso nos negócios. É o método mais poderoso de persuasão conhecido, onde descobrem terem feito as maiores campanhas de StorySelling de todos os tempos.
Preparamos por aqui um resumo para você! E se gostar, corra para a sua livraria favorita.
Capítulo 1: Storyselling no Começo.
Existem registros da presença de histórias já no início da humanidade e não há período da jornada da civilização sem histórias famosas e marcantes. Na verdade, precisamos das histórias para definir quem somos e onde estamos. A proposta desse livro é entender como usá-las como instrumento para defender um ponto de vista e, mais especificamente, para provocar uma reação pretendida. De uma forma ou de outra já fazemos isso todos os dias, quando damos desculpas para nossos erros, participamos de uma entrevista de emprego ou tentamos conseguir um novo cliente. Mas podemos fazer melhor se dominarmos algumas técnicas.
Capítulo 2: A Ciência do Storyselling.
Neurocientistas descobriram que as histórias ativam áreas do cérebro ligadas a prazer e recompensa. Os estudos mostram que diante de uma história conseguimos nos identificar com a narrativa e nos colocar no lugar dos personagens. Seja uma história lida, narrada ou na forma de vídeo. Mas o impacto das histórias não é apenas emocional. Elas são a melhor forma da nossa mente entender, dar sentido e reter informações. Informações que fizeram a diferença na nossa sobrevivência como raça. Além disso, as evidências mostram que ela funciona como um amalgama social e um momento de distração para a mente.
Capítulo 3: Sotryselling é sobre Acreditar.
Pode parecer incrível, mas uma história é mais poderosa do que fatos e dados concretos. Muitas pessoas desacreditam informações consistentes para acreditar em histórias. Por isso, as histórias são as formas mais eficazes para comunicar sua marca pessoal ou a marca da sua empresa, na medida em que coloca seus interlocutores na sua pela e faz com que eles se sintam como você. As pessoas não sentem que alguém as está tentando persuadir, mas mergulham na sua realidade de forma memorável e se tornam muito mais abertas a aceitar o que você diz. Por isso o Storyselling oferece o melhor caminho para você atingir as pessoas de uma forma significativa e que genuinamente as motiva a comprar de você.
Capítulo 4: Storyselling.
Os quatro fatores chave identificados nesse livro, que combinados criam o clima perfeito para o storyselling são: simplicidade, autenticidade, visibilidade e relevância.
Capítulo 5: Sua Jornada de Storyselling.
Joseph Campbell estudou as maiores histórias contadas em todos os tempos e percebeu que todas elas tinham uma mesma estrutura, que ele chamou da Jornada do Herói. As fases dessa jornadas são:
(1) O herói está vivendo uma vida normal;
(2) Ele recebe um chamado;
(3) Ele recusa esse chamado;
(4) Alguma coisa acontece que muda sua ideia e ele aceita o chamado;
(5) Depois de reunir os recursos ele começa sua jornada;
(6) Ele é desafiado por algum fator interno ou externo;
(7) O herói sofre uma grande perda e parece estar derrotado;
(8) Ele renasce pronto para continuar sua busca;
(9) O herói volta e triunfa num final feliz.
Capítulo 6: Os Quatro Enredos de Storytelling Mais Efetivos.
Segundo Christopher Booker em seu livro “Seven Basic Plots” existem seis abordagens mais efetivas para os enredos:
(1) Superando o Monstro (que pode ser qualquer representação do mal e de ameaça);
(2) Dos Trapos à Riqueza;
(3) A Missão;
(4) A Viagem (para um lugar onde as regras convencionais não valem mais);
(5) Comédia;
(6) Tragédia;
(7) Renascimento. Desses os mais aderentes a um enredo de Storyselling são: superando o monstro, dos trapos à riqueza, a missão e renascimento.
Capítulo 7: A Linha Lógica da sua Storytelling.
Nesse livro, o primeiro passo para construir uma Storytelling efetiva é apontar uma linha lógica, uma síntese do enredo em três ou quatro sentenças curtas, definindo o protagonista, a situação e o desafio. Com base nela deve-se perguntar: o que o cliente perderiam caso você não existisse. E o resultado deve ser: simples, autêntico, visível e relevante. Algumas perguntas que podem ajudar a desenvolver uma Linha Lógica são: O que você fez? Quem é você? Qual o seu título? Como seu produto ou serviço é diferente? Qual a sua atitude? O que você promete?
Capítulo 8: A Storytelling por trás do Storyselling.
Seu storytelling estabelece uma diferença entre você e a concorrência. E se contiver os elementos certos, da forma certa, ela tem o potencial de atrair novos clientes e manter os antigos. Com base na experiência de Stan Lee, da Marvel, as dicas são:
(1) Comece Devagar;
(2) Seja agressivo quando chegar a hora;
(3) Amplie o storyselling;
(4) Não esqueça de reconhecer e incluir as pessoas que humanizam sua história;
(5) Engaje os Clientes;
(6) Continue evoluindo.
Capítulo 9: Juntando Toda sua Storyselling.
Uma das melhores formas de estruturar uma StorySell é através de um filme de marca bem produzido. Nele você pode mostrar quem você e qual a sua proposta de uma forma persuasiva e dramática. Os filmes funcionam, pois: filmes são ideais para produzir estrelas; filmes contam histórias; num filme você pode controlar a mensagem; filmes permitem que você conte quem você é; e finalmente, os dias atuais oferecem recursos tanto para você produzir quanto para você divulgar seu filme. A Pixar, uma das maiores produtoras de filmes com histórias nos deixa algumas dicas para a produção de um ótimo filme:
(1) A narrativa deve fluir constantemente;
(2) O foco devem ser os interesses da audiência, não os seus;
(3) Os personagens são mais admirados por suas tentativas do que suas conquistas;
(4) Personagens interessantes têm opiniões marcantes;
(5) Alguma tensão é importante;
(6) Crie surpresas;
(7) Conte uma história genuína e verdadeira.
Capítulo 10: Storyselling em Ação.
Um dos grandes casos de sucesso lançando mão de um Branded Vídeo da CelebrityFilms, empresa dos autores é Frank Myers da Auto Maxx e seu filme: Car Men, que pode ser visto pelo YouTube.
Capítulo 11: Cimentando Seus StorySelling.
Uma estratégia de StorySelling vista nesse livro pode ser muito útil na relação com os consumidores e colaboradores de uma organização, mas deve começar internamente, refletindo os valores da empresa, mostrando como esses valores são materializados pela empresa, apresentando os personagens envolvidos e humanizando a narrativa a partir daí. E para finalizar, mantendo a história viva de todas as formas: propaganda, comunicações corporativas e conteúdo, por exemplo.
Capítulo 12: StorySelling e Valores Centrais.
Result Fitness é uma empresa que aplicou a estratégia de StorySelling de forma bem sucedida e Alwyn, um de seus proprietários explica que o ponto de partida para que as coisas tenham funcionado foi que toda a estratégia foi construída sobre valores reais da empresa. Coisas que os sócios acreditam verdadeiramente e que usam no dia a dia para gerenciar o negócio. E principalmente espalham pela organização. O livro menciona não esquecer que atender clientes que compartilham os mesmos valores, traz prosperidade, enquanto atender clientes que não fazem parte da cultura da empresa acaba trazendo efeitos colaterais negativos.
Capítulo 13: Marketing Através do StorySelling.
O suco em pó Tang, conseguiu um enorme sucesso na medida em que construiu um StorySelling associando-se aos astronautas da Nasa. Analisando a história desse produto, algumas lições emergem:
(1) Aplique seus valores centrais ao seu marketing;
(2) Não fale a linguagem errada, e sim a linguagem certa: a do seu público;
(3) Crie um título para você e o explore;
(4) Não exagere na agressividade da venda, nem seja pouco agressivo;
(5) Cuide dos aspectos visuais do seu StorySelling;
(6) Divulgue sua StorySelling por todos os canais;
(7) Não viole sua narrativa e tenha um posicionamento realmente compatível com sua essência.
Referência: livro “StorySelling” dos autores Nick Nanton e J. W. Dicks. Editora: CelebrityPress.