A Próxima Pandemia Global: Saúde Mental
Este artigo que trata sobre o bem-estar mental e as soluções para a prevenção de transtornos, a fim de evitar uma crise de saúde global foi escrito por Jim Clifton, e originalmente publicado no site da Gallup, representada no Brasil pela Ynner, parceira exclusiva para a certificação de Coaches de pontos fortes.
_______________________________________________________________________________________________________________________________
E se a próxima crise de saúde global for uma pandemia de saúde mental? Ela está aqui agora. De acordo com a Gallup, raiva, estresse, preocupação e tristeza aumentaram globalmente na última década – muito antes da pandemia de COVID-19 – e todos atingiram níveis recordes em 2020.
*índice de experiência negativa mundial sobe para novo recorde
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) relataram que 41,5% dos adultos dos EUA exibiram sintomas de ansiedade ou depressão no início de 2021. Globalmente, sete em cada 10 pessoas relatam que estão lutando ou sofrendo, de acordo com Gallup.
Pessoas morrem de COVID-19 – elas também morrem de depressão e transtornos de ansiedade. Os EUA viram picos de mortes por suicídio e “mortes por desespero”.
Mortes de desespero – uma nova designação tornada proeminente pelos economistas de Princeton Anne Case e o prêmio Nobel Sir Angus Deaton em seu livro de mesmo nome – são suicídios e mortes causadas por comportamentos fatais, como overdose de drogas e insuficiência hepática devido ao consumo crônico de álcool. Eles prejudicaram particularmente os homens da classe trabalhadora no coração dos Estados Unidos e aumentaram dramaticamente desde meados da década de 1990, de cerca de 65.000 em 1995 para 158.000 em 2018.
Pense nas mortes por desespero como suicídio em câmera lenta.
Os transtornos de ansiedade e depressão se manifestam de maneiras muito diferentes das doenças físicas. Embora possam debilitar o indivíduo, os transtornos de ansiedade e depressão também podem debilitar equipes, famílias, escolas e todas as instituições ao seu redor.
A ansiedade e a depressão podem destruir ideias, energia e, eventualmente, a economia – e especialmente as pequenas empresas, onde quase 50% de nós trabalhamos. No entanto, isso não é levado tão a sério quanto o bem-estar físico, porque entendemos os problemas físicos muito melhor do que os mentais.
O bem-estar mental continua sendo um ponto cego médico em comparação com o bem-estar físico.
O que tem alavancado durante o COVID-19: medo diário de perder o emprego; medo diário de um ente querido comprometido morrer de COVID-19; crianças em casa na “escola remota” cujo aprendizado é atrasado enquanto eles também estão separados dos amigos; mudanças dramáticas em como e onde o trabalho é feito – e a maior, a ansiedade inimaginável de não saber o que vem a seguir – tudo isso cria um dano à saúde tão ou mais sério que o vírus.
E se a ansiedade e a depressão pandêmicas mudarem a cultura da humanidade mais do que o COVID-19? Está mudando agora. E não vai para as manchetes porque a definição e a medição da ansiedade e da depressão têm limites confusos em comparação com os diagnósticos absolutos de COVID-19 e outras doenças.
O mundo tomou medidas contra a COVID-19 isolando, distanciando, mascarando e vacinando. Que ação a liderança pode tomar para salvar os Estados Unidos e o mundo de uma crise de saúde mental que está se agravando agora?
O Que os Líderes Podem Fazer: Conscientização e Prevenção.
A Gallup descobriu que a resposta está primeiro na consciência da crise – evitando-a. As grandes soluções estão na prevenção.
E a segunda solução: tome medidas imediatas para encaminhar, tratar e, se possível, reverter a condição assim que a pessoa apresentar um transtorno de ansiedade. Os exames de bem-estar mental precisam ser tão socialmente aceitos e rotineiros quanto verificar sua pressão arterial ou níveis de glicose – ou como fazer um teste COVID-19.
Para agir nos EUA, a Gallup uniu forças com a Magellan Health para oferecer o que acreditamos ser uma solução rápida para a maioria dos tratamentos que não envolvem medicamentos. Parece que descobrimos algo que é especialmente eficaz para a prevenção da depressão ou transtornos relacionados à ansiedade: um teste rápido de bem-estar mental, cujos resultados ajudam a identificar maneiras de adotar um estilo de vida mais resistente e melhorar sua própria condição atual. Uma avaliação que identifica sua posição nos cinco elementos de bem-estar da Gallup: Carreira, Social, Financeiro, Físico e Comunitário – e em um elemento adicional desenvolvido por Magellan: Bem-estar emocional.
Os cinco elementos de bem-estar da Gallup são baseados em meta-análises realizadas em entrevistas globais profundas. Bem-estar mental e resiliência estão entre os cinco elementos da Gallup mais o bem-estar emocional de Magellan.
É um exame de saúde que avalia seu bem-estar geral no dia a dia que você pode fazer como um exame médico. É um exame de sua mente – seu bem-estar. E você pode fazer isso em casa – pode ser levado direto no seu celular ou laptop.
Juntos, Gallup e Magellan planejam executar o maior estudo de bem-estar em andamento de todos os tempos – avaliar o máximo de pessoas possível por meio de planos de saúde, empregadores, várias agências militares e governamentais e administradores terceirizados. Magellan então usará os resultados dos participantes para fornecer soluções personalizadas para ajudar cada um a prosperar em cada elemento de bem-estar, e posteriormente reavaliá-los para medir as melhorias.
Nosso objetivo é criar uma nova consciência nacional sobre esta questão e uma solução para os indivíduos, de modo que a pandemia de saúde mental seja levada tão a sério quanto a pandemia COVID-19.