Seis Suposições da Andragogia
O termo andragogia tem frequentado cada vez mais o vocabulário dos profissionais da área de Treinamento & Desenvolvimento. Cresce a convicção de que é um equívoco aplicar metodologias de fundo pedagógico para treinar e desenvolver profissionais. Por outro lado, poucos têm tempo para se dedicar ao entendimento da área que estuda o ensino e a aprendizagem de adultos, apesar de ser grande o interesse. Dedico esse post a tais interessados, apontando o básico do básico em andragogia: seis suposições que norteiam sua aplicação. Faço isso tentando ser objetivo e informal.
Os adultos:
- Precisam entender os motivos de aprender algo, antes de começar o processo de aprendizagem.
- Resistem ao aprendizado quando sentem que outras pessoas estão impondo suas vontades a eles de forma a ofender seu autoconceito de “ser autônomo”.
- São fortemente influenciados por suas experiências e conhecimentos anteriores e constroem novos conhecimentos a partir deles. Portanto, funcionam melhor quando essas são levadas em conta.
- Ficam prontos para aprender quando sabem que o que está sendo ensinado poderá ser aplicado na prática.
- Valorizam o aprendizado que faça sentido no contexto de sua vida e que ajude a resolver problemas que estão presentes em seus cotidianos.
- Respondem a fatores motivacionais externos como promoções e salários mais altos, mas respondem ainda mais a pressões internas como autoestima e curiosidade.