Insights do livro: ‘The Culture Code’ de Daniel Coyle
No livro ‘The Culture Code’ Dabiel Coyle mergulha no universo de organizações de sucesso e revela o que as torna fortes, descrevendo como construíram ou fortaleceram a cultura organizacional junto a equipe.
Preparamos aqui para você uma lista de insights sobre o livro. Aproveite! E para se aprofundar no tema vale a pena a leitura completa!
________________________________________________________________________________________________
Insight 1 – Cultura de grupo
Por que apenas certos grupos conseguem ser maior do que a soma das suas partes? O teste de Peter Skillman em Stanford indica que a resposta tem mais a ver com o tipo de interação do que com as habilidades individuais.
Uma interação que permite as pessoas focarem nas tarefas ao invés de se preocuparem com incertezas embutidas nas relações sociais. E quando isso gera uma Cultura de Grupo o resultado é poderoso: um aumento de 756% no faturamento em 11 anos.
Insight 2 – Conexão sólida do time
Uma pessoa tóxica tem o poder de impactar negativamente a performance de um grupo, mas se houver pelo menos uma pessoa na equipe que cria a sensação de que o time está solidamente conectado o sucesso vem, mesmo na presença da pessoa tóxica.
Ao construir uma sensação de família, onde todos podem mostrar suas vulnerabilidades as coisas fluem. Essa sensação nasce não de grandes eventos, mas de pequenos momentos de conexão social, onde há:
- proximidade física,
- contatos visuais,
- toques físicos,
- trocas curtas e intensas,
- mistura,
- poucas interrupções,
- muitas questões,
- escuta ativa,
- humor, risadas
- pequenas cortesias.
Isso tudo transforma a convivência em algo viciante.
Insight 3 – Cooperação
Em equipes de alta performance não há preocupação com o status de cada um, nem em quem está no comando. E a proximidade é grande. Quando essa proximidade cria condições para enviar mensagens de que é seguro se conectar, o nível de engajamento explode.
Essas mensagens vêm através de pequenos sinais que geram grandes efeitos, constatando que a questão não é lógica nem racional. Na verdade está ligada aos nossos instintos mais primitivos que nos dizem que a cooperação é um dos ingredientes fundamentais para a sobrevivência.
Insight 4 – Transparência e preocupação genuína
Quando um líder mistura uma transparência direta e radical com seus liderados junto com uma genuína preocupação com eles como pessoas e profissionais o resultado é uma sensação de pertencimento que os leva a um nível de entrega e coesão sem precedentes.
Insight 5 – Importância da proximidade física
Nosso cérebro não opera logicamente e a proximidade física tem um papel fundamental na construção da sensação de pertencimento que vem do aumento das oportunidades de comunicação.
Insight 6 – Práticas de coesão
Algumas dicas práticas para promover a coesão em um time são:
- deixe claro que você está escutando;
- demonstre sua vulnerabilidade;
- acolha o mensageiro de todas as notícias (boas ou más);
- indique o futuro da relação;
- exagere nos agradecimentos;
- contrate com esmero exagerado;
- elimine as maçãs podres;
- crie espaços seguros para embates;
- garanta que todos são ouvidos;
- realize tarefas humildes;
- capitalize nos momentos iniciais do relacionamento;
- evite feedbacks sanduíche.
Insight 7 – Abertura para ouvir
Quando você observa grupos coesos em ação, você vê muitos momentos de cooperação fluída e cheia de confiança. Mas se você chegar bem perto, você também vai notar momentos estranhos e desajeitados, cheios de questionamentos pesados e feedbacks diretos, nos quais as pessoas lutam para descobrir o que está acontecendo.
Na Pixar esses momentos são chamados de BrainTrust e entre os NavySEALs AAR (After-Action Review). Neles os egos ficam de fora e todos têm liberdade para dizer de forma franca o que não está bom, com toda a energia em busca da excelência.
Insight 8 – Efeito da vulnerabilidade
A vulnerabilidade tende a espalhar cooperação e confiança. Particularmente em grupos. E de uma forma mais poderosa do que podemos imaginar. De uma forma sutil, mas intensa.
Quando cada membro de um grupo (principalmente pequenos grupos) entende que seu papel é criar condições para que os outros sejam bem sucedidos e que seus erros causarão sofrimento para os colegas seu comprometimento dispara. O estado de vulnerabilidade e interconexão constante leva a níveis de coesão absurdos.
Algumas ideias para construir um clima de vulnerabilidade são:
- garanta que os líderes são os primeiros a demonstrar vulnerabilidade e o fazem com frequência;
- exagere na comunicação da necessidade de cooperação;
- tenha as conversas difíceis pessoalmente;
- ao construir um time dê atenção especial à primeira vulnerabilidade e à primeira discordância;
- escute oferecendo trampolins;
- evite a tentação de dar conselhos;
- use eventos de transparência radical;
- busque transparência, mas evite honestidade brutal;
- abrace o desconforto da falha;
- alinhe linguagem e ação;
- construa uma barreira entre revisão de performance e desenvolvimento;
- use mentoras rápidas;
- faça o líder desaparecer em alguns momentos.
Insight 9 – Desafios e comprometimento coletivo
Grandes líderes de pequenos grupos enviam mensagens de segurança e coesão nos detalhes. Desmontam a ideia de hierarquia buscando acolher as opiniões de todos de igual para igual, sempre que possível, criando situações em que as pessoas podem enfrentar grandes desafios juntos, o que gera um grande comprometimento coletivo.
E nos momentos de avaliação desses desafios, as pessoas nos grupos coesos se sentem seguros para confessar que cometeram erros.
Insight 10 – Pessoas catalizadoras
Algumas pessoas têm o poder de catalisar a criatividade e o atingimento de resultados dos colegas. E algumas de suas características são persistentes: bons ouvintes, empáticos, pacientes, fazem boas perguntas.
Insight 11 – Visualização de futuro
A visualização de um futuro desejável tem um grande impacto no nível de comprometimento de uma pessoa e de um time. E quando esse futuro desejável é absorvido na forma de uma história o impacto é enorme. E quando essa história traduz ideias norteadoras claras, as decisões tomadas pelo grupo se tornam naturalmente coesas. E quando essas ideias carregam a percepção de um propósito superior o resultado é ainda maior.
Insight 12 – Propósito elevado
Ambientes que cultivam uma sensação de propósito elevado enviam muitos sinais constantes e alinhados, mais do que um grande sinal impactante. Eles são mais consistentes que inspiradores. Neles, as pequenas ações diárias cumprem um papel maior do que grandes discursos inflamados.
Insight 13 – Busca por eficiência
Quando um grupo precisa de eficiência no desempenho de tarefas específicas, uma boa prática é elaborar um conjunto simples de regras que estimulem até mesmo os comportamentos complexos desejados, tendo como pano de fundo um conjunto claro de prioridades.
Essa é a abordagem usada por organismos biologicamente simples para encaminhar tarefas complexas: algoritmos simples levados a cabo por todos com grande coerência.
Insight 14 – Que líderes sobressaem ao navegar em destinos não conhecidos?
Quando um grupo precisa navegar rumo a destinos não conhecidos e por caminhos inusitados, líderes serenos, observadores, com um estilo introvertido, que gostam de falar sobre os sistemas como um engenheiro de criatividade, parecem se sobressair.
Diferente daqueles que buscam eficiência, aqui o objetivo não é garantir que as pessoas saibam exatamente o que fazer, mas que elas descubram por elas mesmas.
Insight 15 – A importância da crise para construção de times excelentes
Muitos dos times excelentes emergem de momentos difíceis e usam a crise para cristalizar seu propósito.
Algumas ideias para fazer isso são:
- tenha um ranking de prioridades;
- seja dez vezes mais claro sobre suas prioridades do que você pensa que deveria;
- descubra onde seu grupo deve ser criativo e onde deve ser proficiente;
- abrace o uso de frases impactantes;
- meça o que realmente interessa;
- use artefatos e símbolos;
- foque em comportamentos que subam a barra.
________________________________________________________________________________________________
Gostou desse conteúdo? Para receber mais artigos como esse, assine a nossa Newsletter!