Treinamento de negociação: veja 5 motivos para investir agora mesmo
Treinamento de negociação: você já pensou em levar essa capacitação para suas equipes? Colaboradores e líderes só têm a ganhar em qualificação quando essa preparação está na lista de habilidades-chave dos ambientes profissionais.
Neste post, vamos mostrar os 5 principais motivos para considerar sobre investir na divulgação de conhecimento e boas práticas para negociar bem. Acompanhe a leitura até o final e descubra por que essa pode ser uma estratégia valiosa nas suas operações.
1. Preparar bem os profissionais
A maior parte das pessoas não percebe que muitas situações, tomadas como definitivas, podem e devem ser melhor aproveitadas quando é feita uma boa negociação. Logo, a primeira boa razão para fazer um treinamento na área é mostrar ao profissional como identificar os momentos certos para negociar. Tenha em mente que isso vai ajudá-lo a tomar a frente das situações com mais frequência.
O crescimento e a rentabilidade são impactados positivamente quando todos os colaboradores pensam de maneira empreendedora, como se fossem donos do negócio. A ideia é que assumam que cada relacionamento dentro e fora da empresa pode guardar uma oportunidade de obtenção de mais benefícios coletivos.
Seja negociando uma forma mais qualificada e rápida de trabalhar junto das outras pessoas dentro da empresa, seja vendendo e comprando com ganho de eficácia, saber negociar é uma competência essencial.
2. Fazer as negociações adequadas
Outro ponto importante aqui é que o treinamento para negociar ensina os profissionais a reconhecer a melhor abordagem em cada caso. Apesar de muitos especialistas tentarem apontar uma fórmula única para negociar de maneira geral, o fato é que o sucesso desse trabalho depende de algumas variáveis básicas.
São elas:
- o tipo de relacionamento e a conexão entre as partes;
- o impacto da negociação na vida e na carreira de cada um.
Pensando nesses aspectos, escolher a abordagem errada é a condição para o fracasso, mesmo que a execução da negociação seja bem-feita. Nesse sentido, pense bem: quem está do outro lado impacta a macro estratégia de condução da negociação. Essa pessoa é algum familiar? O líder? Um colega? Um fornecedor regular ou esporádico? Um cliente que compra sempre ou aquele que faz contatos eventuais?
Saber diferenciar os diferentes personagens do processo e entender como estabelecer a linha básica para cada caso é fundamental.
3. Direcionar o foco aos princípios de sucesso
Mesmo que cada negociação apresente diferenças e exija estratégias únicas, alguns pontos fundamentais estão presentes sempre e devem ser conhecidos em profundidade. Com base no treinamento, os participantes passam a entender como as emoções têm o poder de destruir ou acelerar uma negociação.
Os profissionais percebem as diferenças entre uma posição em uma negociação e os argumentos que estão por trás delas, o que chamamos de interesses. Começam a acreditar que é possível usar a criatividade durante uma negociação e que esse pode ser o grande diferencial para uma abordagem ganha-ganha. Quando se tornam conscientes de que critérios justos fortalecem as negociações, tudo flui melhor.
Ao conhecer, entender como usar e praticar cada um dos princípios, a eficácia em negociação cresce exponencialmente.
4. Alcançar bons níveis de conversa
O participante de um treinamento de negociação é estimulado a conhecer as fases de uma negociação e as ações que aumentam a efetividade do relacionamento.
É importante frisar que de nada adianta entender todas as premissas que sustentam a negociação, se o participante da capacitação não receber um conjunto de ferramentas e técnicas que o ajudem a tirar do papel tudo o que foi apresentado teoricamente.
A jornada começa bem antes do primeiro contato e se estende para além do aperto de mão que sela um acordo, passando pelo desenvolvimento de competências como:
- estabelecimento de empatia;
- capacidade de investigação;
- timing para fazer e receber propostas;
- domínio de técnicas de fechamento.
O objetivo desses esforços é gerar a confiança necessária para que os profissionais saibam guiar conversas valiosas para o negócio.
5. Colher resultados dentro e fora da empresa
Todos os motivos apontados anteriormente são extremamente robustos e impactantes. Mas eles só serão celebrados porque conduzem a esse quinto e último motivo: fortalecer o alcance dos resultados efetivos.
Quando as pessoas das diversas áreas da empresa negociam entre si, os conflitos diminuem, poupando tempo e recursos preciosos para organizações que atuam em mercados competitivos e promovendo um clima positivo que gera muito mais engajamento.
Além do que, à medida que se articulam melhor, pessoas de diversos departamentos conseguem somar esforços de maneira sinérgica. Logo, geram mais valor para os clientes e melhoraram o potencial de negociações com fornecedores.
Bônus: o poder da negociação baseada em pontos fortes
Da mesma forma que o interlocutor com quem se troca argumentos tem um grande impacto na abordagem da negociação, o estilo pessoal do negociador também deve ser levado em conta na definição da estratégia e das táticas negociais. Impor regras iguais para todos sem considerar as idiossincrasias é um caminho que leva a um desempenho medíocre e à frustração do relacionamento.
Por isso, nos treinamentos da Ynner, os participantes recebem dicas sobre como negociar a partir de seus talentos específicos. É um trabalho conduzido com suporte do assessment CliftonStrengths, já feito por 23 milhões de pessoas no mundo. Esse método considera os 4 domínios pessoais em termos de pontos fortes. Ou seja:
- execução;
- influência;
- relacionamento;
- pensamento.
Lembrando que a Ynner é o único parceiro brasileiro licenciado da Gallup — a maior referência mundial em People Analytics e desenvolvedora da avaliação CliftonStrenghts —, para a formação de coaches certificados em pontos fortes.
Para finalizar, podemos dizer que, quando se desenvolve as competências citadas aqui entre os colaboradores de uma empresa, abre-se um espaço que possibilita alto grau de coesão interna. Isso coloca a organização em uma posição de competitividade maior, possibilitando a busca de valor nas relações com fornecedores e clientes.
Se esta leitura acendeu em você a convicção de que um treinamento de negociação vai impactar positivamente as suas equipes, fale com o time da Ynner. Será um prazer entender os desafios e construir uma solução sob medida. Certamente, nossa negociação será ganha-ganha!