Treinamento em Comunicação?
Tente se lembrar da época da sua vida em que você não sabia falar. É muito provável que não ache nada arquivado em sua memória. Desde que você se conhece por gente você se comunica. É algo natural que você aprendeu observando e sendo estimulado pelos que te cercavam em sua infância. Daí em diante, você construiu a sua vida falando e escutando.
A consequência é que a maioria de nós acha bem pouco provável que precise aprender a se comunicar melhor. Um treinamento de comunicação é algo considerado pouco útil. Afinal, para que treinar algo em que já sou treinado desde criança.
Quando ministramos treinamentos na área de Comunicação Interpessoal, percebemos que faltam habilidades básicas que podem comprometer o desempenho das pessoas e das organizações.
Um exemplo simples está relacionado a capacidade de ouvir. Quantos de nós fomos treinados para ouvir de forma ativa? Não só compreendendo o que foi dito mas fazendo com que o outro sinta que está sendo ouvido, construindo assim uma relação de empatia e confiança?
O uso consciente da linguagem não verbal é outra competência que falta a muitos executivos. Sem contar a falta de domínio de técnicas para organizar e desenvolver uma conversa difícil, onde há conflito de interesses e emoções envolvidas.
As oportunidades são muitas e aqueles que tiverem a humildade para admitir que apesar de fazermos isso desde crianças, podemos melhorar, só têm a ganhar.
E a área de Treinamento & Desenvolvimento em RH pode ser um catalisador do processo, mostrando aos colaboradores que um refinamento nas competências de comunicação pode gerar um impacto relevante em suas carreiras.