Os Pais Devem Fazer mais Perguntas Quando seus Filhos Tiram 8?
Para muitos pais, os boletins escolares são a principal maneira de saber como seus filhos estão se saindo na escola. Mas as notas contam uma história diferente de outras medidas, como as avaliações de final de ano, que medem o desempenho acadêmico dos alunos do país. Consequentemente, quando os pais dão mais ênfase a uma métrica do que a outra, talvez não estejam obtendo o quadro completo do desempenho de seus filhos no nível da série.
Esse é o problema revelado em uma nova pesquisa nacionalmente representativa de pais de crianças americanas do ensino fundamental e médio, realizada pela Gallup e pela Learning Heroes. O estudo revela que cerca de nove em cada dez pais de alunos do ensino fundamental e médio acreditam que seus filhos estão no nível da série que estão ou acima dele em leitura (88%) e matemática (89%). Entretanto, outras medidas, como avaliações de fim de ano, geralmente registram uma porcentagem muito menor de alunos no nível da série que estão ou acima dele.
Um dos principais motivos para essa desconexão pode ser o fato de a maioria dos pais (64%) usar os boletins escolares como medida principal para acompanhar o progresso de seus filhos. Esses boletins geralmente mostram notas tradicionalmente boas: O estudo Gallup-Learning Heroes mostra que quase oito em cada dez pais (79%) afirmam que seus filhos recebem notas, em sua maioria, 8 ou melhores. Embora as avaliações estaduais, federais e de final de ano não sejam necessariamente um indicador melhor, a desconexão entre as notas e outras medidas acadêmicas levanta questões importantes sobre se os pais estão recebendo todas as informações de que precisam para avaliar o desempenho de seus filhos e para intervir ou defender mais apoio educacional, se necessário.
Nove em cada 10 pais dizem que seus filhos estão no nível da série que estão ou acima dele
Pouco menos de nove em cada 10 pais de alunos do ensino fundamental e médio acreditam que seus filhos estão no nível da série que estão ou acima dele em leitura (88%) ou matemática (89%).
No entanto, o entendimento dos pais sobre o desempenho de seus filhos está em desacordo com outras medidas, como os testes de desempenho no final do ano. Os testes padronizados de desempenho geralmente registram uma parcela muito menor de alunos como “proficientes” ou no nível da série, variando de aproximadamente 30% a 50%, dependendo da idade e da área de conteúdo. Por exemplo, os dados da Avaliação Nacional de Progresso Educacional (NAEP), também conhecida como “The Nation’s Report Card”, informaram em 2022 que apenas 36% dos alunos da quarta série eram proficientes em matemática. Outra avaliação comumente usada, o Smarter Balanced Assessment System, sugeriu que, antes da pandemia, 46% dos alunos da quarta série estavam no nível da série ou acima dele em matemática. Embora as avaliações não sejam um reflexo perfeito do progresso do aluno, a escala da desconexão entre as percepções dos pais e as pontuações das avaliações demonstra que o quadro completo do progresso de uma criança geralmente requer mais de uma fonte de dados.
Os pais costumam confiar nas notas dos boletins para saber se seus filhos estão no caminho certo
Os pais que se baseiam principalmente nas notas para informá-los sobre o desempenho de seus filhos podem não estar vendo o quadro completo.
O estudo Gallup-Learning Heroes mostra que os pais confiam com mais frequência nos boletins escolares para saber se seus filhos estão no caminho certo. Sessenta e quatro por cento dos pais afirmam que esses boletins estão entre as três fontes de informação mais úteis para determinar se seus filhos estão no nível da série. Em contrapartida, apenas um quarto dos pais (26%) cita os testes de benchmark (desempenho) no meio do ano como uma das fontes de informação mais úteis, e apenas 21% dizem o mesmo sobre os testes padronizados estaduais no final do ano.
Os pais podem precisar de apoio para integrar as informações de outras medidas, como testes de referência, testes de fim de ano e tarefas de casa, na forma como avaliam se o filho está se saindo no nível da série. Essas outras medidas podem ser informações valiosas para os pais que desejam saber se devem tomar medidas para apoiar seus filhos academicamente.
Quando os pais sabem que seus filhos estão abaixo do nível da série, a questão se torna uma prioridade máxima
Os pais que reconhecem que seus filhos estão abaixo do nível da série em matemática listam as habilidades matemáticas de seus filhos no topo das 12 possíveis preocupações relacionadas à escola que possam ter. Além disso, eles têm duas vezes mais chances de se preocupar com o impacto de longo prazo das interrupções relacionadas à COVID-19 nas habilidades matemáticas de seus filhos.
As prioridades são muito diferentes para os pais que acreditam que seus filhos estão no nível da série ou acima dele em matemática. As habilidades de matemática (22%) e leitura (20%) de seus filhos estão no final da lista de coisas com as quais eles se preocupam. Em vez disso, os pais estão mais preocupados com o bem-estar mental dos filhos, como o impacto da mídia social (71%), o estresse ou a ansiedade dos filhos (55%) ou o bem-estar emocional deles (48%).
Um resultado semelhante é verdadeiro para os pais que acreditam que seus filhos estão abaixo do nível da série em leitura, pois 89% desses pais dizem que estão um pouco ou extremamente preocupados com as habilidades de leitura de seus filhos (e as habilidades de leitura são a preocupação mais citada entre aqueles que dizem que seus filhos estão abaixo do nível da série em leitura).
Conclusão
As percepções dos pais sobre o progresso acadêmico de seus filhos pintam um quadro muito mais otimista do desempenho acadêmico dos alunos dos EUA do que aquele apresentado pelas avaliações de final de ano. Como os pais relatam que se concentram muito mais nas notas do boletim escolar do que em outros indicadores para avaliar o progresso de seus filhos, é compreensível que a maioria acredite que tudo está bem.
Há muitos motivos pelos quais um aluno que não está atingindo o nível da série em leitura ou matemática pode receber uma nota B ou melhor para essa matéria em seu boletim escolar. Isso pode refletir o esforço ou a melhoria do aluno, o desempenho dos outros alunos da classe, a frequência ou a conclusão e o desempenho nas atividades feitas em sala de aula. Independentemente disso, os pais devem saber que as notas tradicionalmente boas podem abranger níveis de desempenho muito variados.
Quando um aluno leva para casa um boletim escolar, os pais devem ser incentivados a examinar atentamente outros indicadores de desempenho, como avaliações e diagnósticos, atividades avaliativas e feedback contínuo do professor. Parcerias de confiança entre pais e professores podem apoiar uma abordagem holística para avaliar o desempenho do aluno e serão cruciais para garantir o sucesso do aluno.