Coaching de Pontos Fortes: O que é e Como Funciona?
Você já teve contato com o coaching de pontos fortes? Não é só no nome que ele se difere do coaching convencional, e vamos explicar aqui os detalhes dessa prática.
Primeiro de tudo, precisamos entender a premissa. A ideia é que a melhor forma de uma pessoa se desenvolver e atingir os resultados que deseja é investindo no caminho de menor resistência. Assim, ela para de insistir em dedicar toda sua energia nas áreas em que naturalmente sente dificuldade.
A abordagem do coaching de pontos fortes foi construída ao longo de mais de cinco décadas pela Gallup, uma das empresas mais respeitadas no mundo na área de People Analytics. E ela vem revolucionando a forma como as pessoas pensam sobre desenvolvimento humano, profissional e empresarial.
Quer saber mais sobre o que é coaching de pontos fortes e descobrir como isso funciona na prática? Então faça a leitura completa deste post: vamos explicar o conceito e mostrar o que você tem que fazer para se profissionalizar como coach de pontos fortes.
A abordagem convencional do coaching
É importante dizer que a dúvida sobre o que é coaching é ainda bastante presente. Apesar de o assunto ser bastante discutido no meio empresarial, é necessário sempre atualizar o conhecimento. Assim, o trabalho se torna mais estratégico, orientado para resultados.
Com isso dito, agora queremos que você entenda o que a maior parte das abordagens de coaching (ou coaching tradicional) propõem.
A ideia é focar um ciclo contínuo de identificação de áreas de melhoria, seguido da elaboração de um plano que leve ao aperfeiçoamento. O coach discute com o coachee sobre os pontos fortes dele e, de modo especial, ajuda o profissional a identificar os pontos fracos, trabalhando prioritariamente para mitigar esses aspectos negativos.
Algumas premissas embutidas nessa abordagem são:
- a maioria (senão todas) das competências podem ser desenvolvidas até que se chegue à excelência, desde a pessoa dedique uma quantidade certa de esforço;
- os melhores no desempenho de uma função apresentam os mesmos comportamentos, ou pelo menos, comportamentos muito parecidos, de onde emerge uma prática conhecida como modelagem. Ela é aplicada por muitos coaches convencionais e consiste em encontrar alguém que já está obtendo os resultados desejados por você em alguma área, aprender o que essa pessoa fez para atingir resultados e, basicamente, replicar;
- a correção de pontos fracos leva ao sucesso. A ideia é que, à medida que alguém elimina as próprias barreiras de crescimento, este acontece automaticamente.
A abordagem do coaching de pontos fortes
O coaching que trabalha orientado pelos pontos fortes dos coachees faz um planejamento com paradigma diferente do que acabamos de apresentar.
Esse processo começa com a identificação dos talentos e, com base em tais dados, constrói um plano de pontos fortes, que, a partir daí, são aplicados para que a pessoa atinja os objetivos dela. É importante entender que um talento é um padrão natural de sentimento, pensamento e comportamento.
Mas quais são as premissas que sustentam essa abordagem? A seguir, sintetizamos os 3 principais aspectos:
- conhecimentos e técnicas podem ser aprendidos, mas as inclinações naturais, não. Pense na hipótese de ensinar alguém que não é competitivo a assumir essa condição, ou treinar alguém mais tímido para ser carismático;
- os melhores numa função apresentam resultados semelhantes usando comportamentos diversos, ou seja, a abordagem do coaching de pontos fortes entende que pessoas diferentes atingem a excelência de modos distintos;
- ao melhorar um ponto fraco, você diminui a sua chance de fracassar, mas isso é diferente de atingir o sucesso. Da mesma forma que ausência de doença não é saúde e ausência de tristeza não é felicidade. Logo, eliminar um ponto fraco não gera um ponto forte. Trabalhar as fraquezas impede uma pessoa de fracassar, mas o que a faz prosperar de verdade é trabalhar as forças.
O coaching de pontos fortes na prática
O primeiro passo para alguém se desenvolver e atingir objetivos com base em seus pontos fortes é entender as sementes disso, que são os talentos. Essa identificação pode acontecer de diversas formas, mas a maneira mais efetiva é por meio do assessment CliftonStrengths, desenvolvido pela Gallup e que já foi usado por mais de 31 milhões de pessoas no mundo — sendo aproximadamente 200 mil só no Brasil.
Trata-se de um instrumento sofisticado em termos de Economia Comportamental, criado e aperfeiçoado constantemente por uma equipe de cientistas do comportamento e de análise de informações reconhecida globalmente por sua competência.
Com base em diversos relatórios que são elaborados a partir desse assessment, um coach certificado pela Gallup acompanha o coachee em três fases, que você conhecerá a seguir:
Entendimento dos talentos
Neste momento, o coach ajuda o coachee a compreender e ganhar intimidade com os próprios talentos e refletir sobre como eles estão presentes na sua vida, tirando as dúvidas e fazendo com que o vocabulário que vai permear as sessões subsequentes esteja presente de maneira ativa.
Por meio de explicações e perguntas que fazem o coachee pensar nos pontos em que de fato se destaca, o coach refina a percepção sobre eles.
Valorização dos talentos
O papel do coach, aqui, é ajudar o coachee a se apropriar dos talentos que carrega, entendendo que é com base neles que o profissional atingirá suas maiores conquistas. Além disso, esses pontos vão favorecer a construção de um caminho significativo, durante o qual a pessoa vai enfrentar e superar desafios. Quanto mais a pessoa toma posse dos próprios talentos, mais ela se prepara para aplicá-los intencionalmente.
Uso dos talentos
De nada adianta conhecer e valorizar os próprios talentos se eles não se transformam em instrumentos de realização e alcance do propósito pessoal. E o papel do coach é catalisar esse processo.
Usando conceitos e técnicas para pontos fortes desenvolvidos pela Gallup, o coachee define, com o apoio do coach, os objetivos que busca alcançar e descreve as etapas intencionais para atingi-los. A jornada é então moldada a partir dos talentos que o coachee considera ter maior correlação com suas metas específicas.
Um processo de coaching de pontos fortes pode estar restrito à superação de um desafio específico, que, quando superado, sinaliza a completude da missão. Mas o coachee pode também ter objetivos mais amplos, subdivididos em escopos menores, e isso leva a um processo contínuo de estabelecimento de novos ciclos para o autoaperfeiçoamento.
O ponto de partida para ser um coach de pontos fortes
Nas seções anteriores, mostramos a você como o coach assume papel central no processo de identificação de pontos fortes. Com essa abordagem, que foge do lugar comum, o profissional do coaching pode inclusive transformar a própria evolução conceitual e ferramental.
Mas você deve estar querendo saber: como acontece a capacitação do coach orientado pelos talentos dos coachees?
Para começar a jornada de qualificação, é preciso estudar a fundo a perspectiva de pontos fortes. E o recomendado para isso é fazer a certificação de coach de pontos fortes, desenvolvida pela Gallup. Estamos falando da instituição pioneira nessa abordagem cada vez mais forte em People Analytics, então, é fundamental buscar o conhecimento que ela tem a transmitir.
Achou interessante conhecer a abordagem de coaching de pontos fortes e quer começar a trabalhar nessa área, oferecendo como diferencial uma metodologia globalmente reconhecida? Então dê os primeiros passos com os livros de referência que indicamos aqui no blog!