Impulsionando a Cultura: Uma Combinação de Pontos Fortes com Engajamento
Este artigo que fala sobre a conexão poderosa entre pontos fortes, engajamento e resultados comerciais foi escrito por Brian J. Brim, ED.D e Jim Asplund e originalmente publicado no site da Gallup, representada pela Ynner nos países de língua portuguesa.
- Focar nos Pontos Fortes (CliftonStrengths) e engajamento cria um alto desempenho sustentável
- Para combinar os dois, concentre-se em cinco áreas distintas em seu local de trabalho
- O objetivo é desenvolver colaboradores que tenham alto desempenho e bem-estar
Muitas organizações são apaixonadas pelo engajamento de seus colaboradores e com os esforços focados em pontos fortes, e existe um bom motivo para isso. A pesquisa da Gallup mostra claramente uma conexão poderosa entre pontos fortes, engajamento e resultados comerciais. E com a compreensão desse impacto, os clientes querem saber mais sobre como integrar totalmente uma abordagem baseada em pontos fortes no centro de sua organização.
Antes de discutirmos essas oportunidades e como torná-las realidade, vamos esclarecer do que estamos falando quando mencionamos pontos fortes e engajamento. A avaliação CliftonStrengths® da Gallup permite que as pessoas prosperem aprendendo e se concentrando em seus talentos exclusivos – como elas contribuem de uma forma que ninguém mais pode fazer.
Quando a avaliação é combinada com a pesquisa de engajamento do colaborador Q12® da Gallup, que pergunta aos colaboradores sobre as 12 necessidades que seus gestores podem atender para aumentar a produtividade, sua organização está equipada para medir se seus colaboradores têm o que precisam para ter o melhor desempenho possível usando seus pontos fortes.
À medida que as organizações dedicam seus esforços para integrar totalmente os pontos fortes e o engajamento em sua cultura, é importante analisar esses esforços por meio de cinco perspectivas: colaboradores individuais, equipes, gestores, líderes e organizações. Ao considerar os pontos fortes e o engajamento por meio dessas cinco lentes, as organizações podem começar a fazer progressos significativos na criação de uma cultura baseada em pontos fortes e focada no engajamento que leve a um alto desempenho sustentável.
Independentemente de qual das cinco lentes damos engoque, o “porquê” da importância desses esforços se estende a todas elas. Com base nas décadas de pesquisa da Gallup, ficou claro que o foco no engajamento e nos pontos fortes ajuda as organizações a criar um alto desempenho sustentável, reproduzindo as condições que já existem nas equipes de melhor desempenho. Como ponto de partida, essa meta deve permear os esforços em todas as cinco lentes. E, em seguida, o “porquê” deve se tornar mais específico à medida que cada lente se torna mais clara.
Colaboradores individuais
A integração bem-sucedida dos pontos fortes em uma organização começa com a capacidade de ajudar cada colaborador a entender por que os pontos fortes e o engajamento são importantes para ele e o que ele pode fazer para manter esses elementos essenciais vivos em suas experiências diárias. Para os indivíduos, o “porquê” está em (1) poder desenvolver a melhor versão possível de si mesmos por meio de seus pontos fortes e do trabalho que realizam todos os dias e (2) vivenciar o trabalho de forma que ele lhes proporcione uma motivação intrínseca que aumente seu bem-estar no trabalho e em casa.
Os colaboradores podem dar vida aos pontos fortes e ao engajamento diariamente por meio de etapas muito claras. Os pontos fortes ganham vida quando se trabalha para entender como seus padrões naturais de pensamento, sentimento e comportamento permitem que você tenha sucesso todos os dias. Dedicar tempo para entender seus pontos fortes é o ponto central disso. Passar algum tempo todos os dias aprofundando sua compreensão de quem você é e de quem não é é fundamental. Isso decorre de reservar um tempo para refletir sobre como você pensou e lidou com as várias situações que encontrou ao longo do dia.
Isso exige esforço e comprometimento. Reservar de 10 a 15 minutos do dia para refletir sobre seus pontos fortes é a chave para aprofundar essa compreensão. Ao refletir, use perguntas simples para desenvolver sua autoconsciência:
- O que deu certo em uma conversa, reunião, projeto ou situação recente?
- Como meus pontos fortes contribuíram para esse sucesso?
- O que não deu certo – onde você talvez tenha tido dificuldades para equilibrar a expressão de seus talentos?
- Como eu poderia ter aproveitado meus pontos fortes de forma diferente para me ajudar a ter sucesso?
Do ponto de vista do engajamento, a chave para os indivíduos é considerar qual aspecto de seu engajamento eles podem assumir. Aproveite as 12 perguntas da Gallup para orientar seu pensamento e comportamento em relação ao engajamento. Esses 12 itens são uma estrutura altamente eficaz para as necessidades dos indivíduos – necessidades que, quando atendidas, levam a um sentimento mais forte de serem compreendidos, envolvidos, valorizados e desenvolvidos. Em outras palavras, engajados.
Ao revisar esses 12 elementos com frequência, os colaboradores podem considerar onde essas necessidades estão sendo atendidas em alto grau e onde não estão. Eles podem pegar as áreas que são mais importantes para eles e mantê-las fortes, ao mesmo tempo em que elaboram planos para lidar com as áreas que não estão sendo atendidas.
Se as necessidades críticas de engajamento estiverem faltando, os colaboradores não devem esperar que sejam atendidas. Em vez disso, eles devem ser proativos e entrar em contato com seus gestores ou colegas, ou até mesmo entrar em sintonia consigo mesmos para descobrir como essas áreas podem ser melhoradas.
Veja o item “Eu sei o que se espera de mim no trabalho”, por exemplo. Se isso for importante para seu envolvimento e você não tiver clareza sobre as expectativas, não espere que alguém atenda a essas necessidades. Em vez disso, seja proativo e converse com quem quer que possa contribuir para essa clareza. Isso permite que essa necessidade seja atendida e ajuda a evitar que você fique preso e se sinta desmotivado.
Equipes
A ótima notícia para as equipes é que tudo o que foi abordado em relação às medidas a serem tomadas para melhorar os pontos fortes e o engajamento dos indivíduos também se aplica às equipes. Esses esforços podem ser diretamente apoiados e compartilhados nas interações da equipe.
As descobertas que cada pessoa faz a respeito de seus pontos fortes e de seu engajamento devem ser levadas às reuniões da equipe e devem ser compartilhadas abertamente de forma consistente. As equipes devem reservar um tempo para discutir os pontos fortes e o engajamento em suas reuniões fixas, com uma frequência que faça sentido para elas.
Reservar tempo para esses tópicos reforça que eles são importantes e os coloca no centro de suas conversas. Seguindo as etapas descritas para os indivíduos e trazendo os sucessos e as dificuldades resultantes dessas descobertas para a equipe, os pontos fortes e o engajamento se tornam uma parte essencial das conversas contínuas da equipe.
Essas conversas dão vida a aspectos essenciais de sua cultura. O engajamento e os pontos fortes impulsionam o que acreditamos e como operamos como uma equipe. Os colaboradores verão essas discussões como esforços para melhorar o engajamento, e isso é algo muito poderoso.
A pesquisa da Gallup mostra uma forte relação entre os colaboradores que acreditam que está havendo progresso no engajamento e seus níveis reais de engajamento. Para um cliente da Gallup, quando os colaboradores concordaram com a afirmação “Nos últimos seis meses, vi minha equipe tomar medidas para melhorar o engajamento”, eles ficaram no nível de 98% de engajamento. Quando discordavam totalmente desse item, ficavam somente no nível 1%. Portanto, ter essas conversas incorporadas nas reuniões da equipe pode criar um grande impulso.
Gestores
Setenta por cento do envolvimento de uma equipe é diretamente atribuível ao gestor. Portanto, os gestores são fundamentais para a integração bem-sucedida dos pontos fortes e dos esforços de engajamento. Isso não significa que eles façam todo o trabalho relacionado aos pontos fortes e ao envolvimento. Em vez disso, os gestores incentivam, comunicam e modelam iniciativas de envolvimento e pontos fortes para seus colaboradores e equipes.
Os gestores incentivam, comunicam e modelam iniciativas de engajamento e pontos fortes para seus colaboradores e equipes.
Assim como os membros da equipe, os gestores devem se concentrar em experimentar os benefícios individuais dos pontos fortes e do engajamento por si mesmos e compartilhar suas experiências como parte das discussões da equipe. Ao construir sua própria compreensão dos pontos fortes e do engajamento lado a lado com os membros da equipe, eles demonstram que acreditam no poder da abordagem e que valorizam essa abordagem para aprender sobre essas áreas com seus colaboradores.
Os gestores geralmente sentem que precisam ter todas as respostas, mas isso pode levar ao esgotamento. Em vez disso, os gestores podem trazer outros ativos valiosos para a mesa, ou seja, sua modelagem e curiosidade. Quando os colaboradores veem os gestores fazendo o que eles pedem que os outros façam, a adesão e a adoção aumentam. Uma abordagem que os gestores podem adotar em relação aos pontos fortes e ao engajamento é não liderar com respostas, mas sim com perguntas.
Exemplos de perguntas incluem:
- “O que você aprendeu sobre si mesmo?”
- “O que vocês aprenderam um sobre o outro?”
- “Como isso pode melhorar nosso sucesso como parceiros e membros da equipe?”
Fazer essas perguntas simples aos colaboradores pode facilitar um melhor trabalho em equipe e demonstrar o interesse dos gestores em conhecer seus colaboradores – não apenas como trabalhadores, mas como pessoas. Essa abordagem também pode equipar os gestores para agirem mais como coaches que enfatizam o bem-estar individual e abrem espaço para que cada colaborador prospere de uma forma que faça sentido para seus pontos fortes exclusivos.
Quando se trata de pontos fortes e engajamento, os gestores precisam abordar esse trabalho como uma oportunidade de descoberta. Ao incentivar atividades individuais e em equipe e ao fazer parte dessas abordagens, os gestores podem facilmente dar vida ao engajamento e aos pontos fortes dos membros da equipe.
Líderes
Os líderes desempenham um papel importante na integração bem-sucedida dos pontos fortes e dos esforços de engajamento na cultura de uma empresa. É claro que os líderes devem, assim como os gestores, incentivar, modelar e comunicar sobre os pontos fortes e o engajamento. Essas etapas são essenciais para obter a verdadeira adesão de toda a organização. Mas o modo como os líderes fazem isso será diferente do modo como fazem os gestores.
Os gestores têm o maior impacto no nível de equipe, mas os líderes podem influenciar de forma mais ampla. Embora os líderes devam viver os pontos fortes e o engajamento com suas equipes diariamente, eles também devem transmitir suas descobertas e histórias de forma mais ampla. Como continuamos a falar sobre a importância de um “porquê”, isso geralmente é estabelecido por líderes que podem vincular as estratégias de uma organização aos resultados comerciais necessários.
Os líderes devem compartilhar suas percepções e seu apoio aos pontos fortes e ao engajamento em fóruns maiores. Reuniões abertas, boletins informativos ou outras abordagens amplas de comunicação são fundamentais para os líderes. Quando os membros da equipe estão vivenciando os pontos fortes e o engajamento em suas atividades diárias, isso certamente é poderoso.
Quando eles veem um líder dentro da organização falando sobre suas próprias experiências e reconhecendo a importância do envolvimento individual dos colaboradores, tudo passa para o próximo nível. Eles não apenas veem o apoio de sua equipe, mas também se sentem apoiados por seus líderes e acreditam que a liderança se preocupa com seu bem-estar.
Organizações
A organização em si é a última lente a ser considerada. Como os pontos fortes e o engajamento estão sendo apoiados por meio de esforços em toda a organização? A implementação de pesquisas e práticas de engajamento para todos os colaboradores é um exemplo claro. Certifique-se de que todos os colaboradores tenham a oportunidade não apenas de experimentar a avaliação CliftonStrengths, mas também de conhecer seus resultados e implementar as abordagens individuais e de equipe abordadas acima.
Além dessas etapas, a organização também é responsável por criar outros mecanismos de apoio. Oferecer treinamento sobre iniciativas de engajamento e proporcionar reuniões com coaches de pontos fortes são oportunidades poderosas. Outra oportunidade é incorporar o engajamento e os pontos fortes em cada etapa do ciclo de vida do colaborador.
Essas etapas incluem a atração de talentos, divulgando a importância do engajamento e dos pontos fortes para a sua cultura, a integração de colaboradores por meio das lentes dos pontos fortes e do engajamento e a incorporação do engajamento no treinamento e desenvolvimento contínuos. Em termos simples, o engajamento e os pontos fortes devem estar presentes em todos os aspectos da experiência do colaborador.
Alto desempenho sustentável no trabalho e na vida
Agora que exploramos essas cinco lentes para dar vida aos pontos fortes e ao engajamento em sua organização, não podemos nos esquecer de revisitar o “porquê”. Essa abordagem se resume em ajudar cada colaborador a desenvolver a melhor versão possível de si mesmo por meio de seus pontos fortes e do trabalho que realizam todos os dias, ao mesmo tempo em que vivenciam o trabalho de forma a proporcionar a eles uma motivação intrínseca que aumenta seu bem-estar no trabalho e na vida.
Considere como isso é poderoso e o que esse bem-estar holístico faz para criar um alto desempenho sustentável. “Sustentável” significa que isso não é bom apenas para a organização, mas também para cada pessoa. Cada pessoa se desenvolve a cada dia e pode voltar para casa melhor a cada noite. As organizações focadas em pontos fortes e engajamento tornam-se locais, que não apenas criam ótimos empregos, mas também criam um mundo melhor – porque seus colaboradores têm a chance de prosperar em casa, no trabalho e em suas comunidades. Esse é um “porquê” que todos nós deveríamos almejar.