Como Escolher uma Carreira?
Este artigo que fala sobre como escolher uma carreira foi escrito por Kyle Christensen e originalmente publicado no site da Gallup, representada no Brasil e em Portugal pela Ynner, parceira exclusiva para a certificação de Coaches de pontos fortes.
A escolha de uma carreira pode ser assustadora. É difícil até mesmo saber quais carreiras existem, muito menos quais oferecem o que os que estão procurando emprego desejam: estabilidade, segurança e satisfação. Quando você acrescenta as considerações exclusivas da situação de cada indivíduo, a escolha de uma carreira pode parecer mais uma aposta do que uma decisão informada.
É por isso que a Gallup e a Amazon fizeram recentemente uma parceria para criar o Índice de Carreiras do Futuro (CFI): para facilitar a escolha de uma carreira, alinhando os interesses e as habilidades dos jovens com uma perspectiva precisa das carreiras disponíveis.
Indo muito além das listas de “empregos mais bem remunerados” que inundam a Internet, o CFI classifica as carreiras de acordo com uma série de fatores, como crescimento recente do emprego, renda, empregos disponíveis por trabalhador e resistência à automação, ajudando estudantes de diferentes origens a escolher a melhor carreira possível.
Escolher uma carreira deve ser empolgante: pegar suas habilidades e interesses inerentes e direcioná-los para um trabalho gratificante que o encha de propósito e permita que você viva a vida que deseja.
Abaixo estão as listas dos empregos mais bem classificados, selecionados com base em diferentes critérios do CFI, para ajudar os jovens a escolher a carreira que melhor lhes convém. Veja todos os dados do CFI aqui.
Quais são as melhores carreiras para quem tem um diploma de bacharel?
Em média, os trabalhadores cujo nível mais alto de educação formal é um diploma de bacharel trabalham em carreiras com pontuação mais alta no CFI do que aqueles que não têm diploma de bacharel, especialmente em termos de renda.
Os principais campos de carreira em que a grande maioria dos trabalhadores tem apenas um diploma de bacharel são:
- Tecnologia da informação
- Ciência, tecnologia, engenharia e matemática
- Negócios, gerenciamento e administração
- Transporte, distribuição e logística
- Ciências da saúde
Grandes porcentagens de atuários, engenheiros de vendas, analistas financeiros e de investimentos, desenvolvedores de software e engenheiros químicos não têm diploma de pós-graduação, mas seus cargos têm pontuação 96 ou mais no CFI.
Quais são as melhores carreiras para quem não tem um diploma de bacharel?
Nem todo mundo quer ou tem condições de obter um diploma universitário, e muitas carreiras gratificantes podem não exigir educação formal. Muitas vezes, esses empregos oferecem treinamento no local de trabalho ou exigem que os que estão procurando emprego passem em um teste de competência antes de serem contratados. Outros podem exigir a participação em um programa de certificação ou outro treinamento.
Muitas das carreiras acessíveis a trabalhadores sem diploma de bacharel têm pontuação pelo menos tão alta quanto a pontuação média do CFI para todos os trabalhadores com diploma de bacharel.
Os principais cargos em que a maioria dos trabalhadores não possui um diploma de bacharel estão nos campos/setores de negócios, gerenciamento, administração; finanças; tecnologia da informação; ciências, engenharia e matemática; e artes, tecnologia audiovisual e comunicações.
Dentro dessas categorias amplas, os cargos mais bem classificados, nos quais mais de 50% dos trabalhadores não têm um diploma de bacharel, são
- gerentes de bombeiros
- técnicos cardiovasculares
- gerentes de produção industrial
- gerentes de construção
- operadores de usinas de energia
Para aqueles que estão em dúvida sobre a possibilidade de cursar uma faculdade, a seguir estão algumas carreiras nas quais um diploma pode lhes dar uma vantagem sobre a concorrência. Essas são as cinco principais carreiras em que 40% a 49% dos trabalhadores têm menos educação do que um diploma de bacharel:
- Arquitetos de redes de computadores
- Diretores de gerenciamento de emergência
- Tecnólogos em ressonância magnética
- Especialistas e técnicos em saúde e segurança ocupacional
- Gerentes de treinamento e desenvolvimento
Quais são as principais carreiras em geral?
Os campos de carreira mais bem classificados são aqueles que preenchem todos os requisitos para carreiras que são e continuarão sendo empregos de qualidade. Cada uma delas apresentou um crescimento constante ao longo do tempo, está bem classificada em termos de renda e exige habilidade e influência humanas que a tornam resistente à automação.
Os empregos com maior pontuação no CFI se enquadram nesses cinco campos:
- Negócios, gerenciamento e administração
- Tecnologia da informação
- Finanças
- Ciência, tecnologia, engenharia e matemática
- Ciências da saúde
Ter um diploma de pós-graduação ou profissional está fortemente associado ao trabalho em carreiras de maior pontuação nesses campos. As carreiras mais bem classificadas são cirurgiões, astrônomos e físicos, enfermeiros anestesistas, médicos e especialistas em gerenciamento de projetos.
Maior diferença entre popularidade e pontuação do CFI
Ao explorar o CFI, os que estão procurando emprego devem ter o cuidado de não ignorar esses campos ao considerar suas futuras carreiras. Nossa pesquisa mostra que esses cinco campos de carreiras têm a maior disparidade entre a classificação no CFI e a classificação de popularidade dos alunos, o que significa que são ótimos campos de carreiras que talvez não estejam sendo escolhidos ou pensados por um número suficiente de alunos.
- Gerenciamento (diferença de 37,8 pontos)
- Informática e matemática (34)
- Operações comerciais e financeiras (33,7)
- Ciências da vida, físicas e sociais (31,7)
- Arquitetura e engenharia (22,4)
As carreiras dentro dessas categorias amplas incluem empregos como contador, ajustador, enfermeiro, veterinário, técnico de saúde e gerente em todos os setores e divisões de empresas.
Conclusão
Os jovens devem considerar mais do que apenas o salário ou a popularidade ao escolher uma carreira. Com uma abundância de empregos e planos de carreira disponíveis, os alunos e seus orientadores podem usar o Índice de Carreiras do Futuro para tomar a melhor decisão de carreira possível – uma que proporcione estabilidade, segurança e satisfação.