Como os Pontos Fortes dos Seus Colaboradores Fazem sua Companhia Mais Forte
Colaboradores que usam seus pontos fortes são mais engajados, têm um desempenho melhor, são menos propensos a sair – e impulsionam seus resultados.
Esse é o foco desse artigo escrito pela Susan Sorenson da Gallup, representada no Brasil pela Ynner, para a formação de coaches de pontos fortes certificados.
Quando os colaboradores conhecem e usam seus pontos fortes, eles ficam mais engajados, têm um desempenho melhor, sentem-se bem, são menos propensos a sair – e impulsionam seus resultados.
A melhor maneira das empresas maximizarem os pontos fortes dos funcionários é por meio de seus gerentes.
Pessoas que usam seus pontos fortes todos os dias têm seis vezes mais chances de se engajar no trabalho. Essa é apenas uma grande descoberta de décadas de pesquisas da Gallup sobre os comportamentos e forças humanas. Essa pesquisa estabeleceu uma conexão convincente entre os pontos fortes e o engajamento dos funcionários no local de trabalho – uma conexão que tem o poder de acelerar o desempenho quando as empresas trabalham para melhorar os dois simultaneamente.
O Poder dos Ponto Fortes
A melhor maneira de as pessoas crescerem e se desenvolverem é identificar como elas pensam, sentem e se comportam com mais naturalidade – seus talentos – e, em seguida, desenvolver esses talentos para criar pontos fortes ou a capacidade de fornecer consistentemente um desempenho quase perfeito. A Gallup trabalha com empresas em todo o mundo para ajudar seus funcionários a descobrirem seus talentos inatos e aplicá-los de forma produtiva para obter resultados.
Em nossa extensa pesquisa, a Gallup descobriu que desenvolver os pontos fortes dos funcionários é uma abordagem muito mais eficaz para melhorar o desempenho do que tentar melhorar os pontos fracos. Quando os funcionários conhecem e usam seus pontos fortes, eles ficam mais engajados, têm um desempenho melhor e têm menos probabilidade de deixar a empresa.
Para saber mais sobre como os funcionários usam seus pontos fortes no trabalho, a Gallup desenvolveu o Índice de Orientação de Pontos Fortes para uso com uma iniciativa de engajamento dos funcionários. O índice ajuda as empresas a determinarem o quão bem-sucedidas elas estão na criação de um local de trabalho que cultive os pontos fortes dos funcionários.
O índice é composto por quatro itens:
- Todas as semanas, eu defino metas e expectativas com base em meus pontos fortes.
- Posso citar os pontos fortes de cinco pessoas com quem trabalho.
- Nos últimos três meses, meu supervisor e eu tivemos uma discussão significativa sobre meus pontos fortes.
- Minha organização está comprometida em desenvolver os pontos fortes de cada associado.
A Gallup testou esses itens usando amostras da população trabalhadora dos EUA e descobriu que 3% dos funcionários concordam fortemente com todos os quatro itens do Índice de Orientação de Pontos Fortes. Esse baixo nível de concordância mostra que a grande maioria das empresas nos EUA não se concentra em ajudar os funcionários a usarem seus pontos fortes – e esse é um descuido caro. Quando os funcionários sentem que sua empresa se preocupa e os incentiva a tirar o máximo proveito de seus pontos fortes, é mais provável que respondam com maior esforço, uma ética de trabalho mais forte e mais entusiasmo e compromisso.
A melhor maneira das empresas maximizarem os pontos fortes dos colaboradores é por meio de seus gerentes. Mas o que acontece quando os gerentes optam por ignorar seus funcionários ou se concentrar em seus pontos fracos?
O Engajamento Aumenta Quando os Gerentes se Concentram nos Pontos Fortes dos Colaboradores
Para testar os efeitos da abordagem de um gerente no engajamento, a Gallup conduziu um estudo com uma amostra aleatória de 1.003 funcionários dos EUA para determinar o quanto eles concordavam com duas afirmações: “Meu supervisor se concentra em meus pontos fortes ou características positivas” e “Meu supervisor concentra-se em minhas fraquezas ou características negativas“. A Gallup colocou os funcionários que não concordaram com nenhuma das afirmações na categoria “ignorado”.
Um quarto (25%) dos trabalhadores americanos caiu na categoria “ignorado” e 40% desses funcionários eram ativamente desengajados. Os gerentes que se concentraram nas fraquezas de seus funcionários reduziram o desengajamento ativo em aproximadamente 50%, para 22%, provando que mesmo a atenção negativa é melhor do que nenhuma atenção. Em contraste, para os 37% que concordaram que seu supervisor se concentrava em seus pontos fortes, o desengajamento ativo caiu drasticamente para 1%. Além do mais, quase dois terços (61%) desses funcionários estavam engajados, o dobro da média dos trabalhadores americanos que estão engajados em todo o país (30%). Isso sugere que se todas as empresas na América treinassem seus gerentes para se concentrarem nos pontos fortes dos colaboradores, os EUA poderiam facilmente dobrar o número de funcionários engajados no local de trabalho.
Quando um supervisor foca nos pontos fortes o efeito é tão profundo no engajamento porque os gerentes desempenham um papel crucial na maximização das oportunidades dos funcionários para usar seus pontos fortes todos os dias. Os gerentes podem capacitar os funcionários a descobrir e desenvolver seus pontos fortes e posicioná-los em funções onde possam fazer o que fazem melhor todos os dias.
Quando os gerentes têm sucesso nessa jornada, suas equipes se tornam mais engajadas. E a Gallup descobriu que os funcionários que se sentem engajados no trabalho e que podem usar seus pontos fortes são mais produtivos e lucrativos, além de ter um trabalho de melhor qualidade. Com base em descobertas como essas, Gallup concluiu que uma abordagem de gerenciamento baseada em pontos fortes é a melhor maneira de melhorar o relacionamento entre um gerente e seu colaborador.
O Foco nos Pontos Fortes dos Funcionários está Relacionado à Melhoria do Bem-Estar
Investir e focar nos talentos dos funcionários aumenta o engajamento dos funcionários e clientes. Os estudos da Gallup também mostram que o uso de pontos fortes leva a melhores resultados de saúde e bem-estar. Quanto mais horas por dia os americanos puderem usar suas forças para fazer o que fazem melhor, menos provável será que relatem ter experimentado preocupação, estresse, raiva, tristeza ou dor física no dia anterior. Mais da metade (52%) dos americanos que usam suas forças por três horas por dia ou menos estão estressados, mas isso cai para 36% para aqueles que usam suas forças por 10 horas por dia ou mais.
Os americanos também aumentam suas emoções positivas à medida que usam cada vez mais seus pontos fortes. Quanto mais horas por dia os adultos usam suas forças, mais provável é que relatem ter ampla energia, sentir-se bem descansados, estar felizes, sorrir ou rir muito, aprender algo interessante e ser tratados com respeito.
Os americanos relatam que experimentam mais energia quando usam suas forças frequentemente durante o dia. Aqueles que usam suas forças por 10 horas ou mais por dia são mais propensos a dizer que têm energia suficiente para fazer as coisas do que aqueles que usam suas forças por três horas ou menos.
Melhorar a Vida dos Funcionários e os Resultados Financeiros da Empresa
Para muitos americanos, os benefícios de serem capazes de maximizar seus pontos fortes levam não apenas a níveis mais altos de engajamento e a uma carreira melhor, mas também a uma vida melhor. Essas vantagens de bem-estar, por sua vez, beneficiam os empregadores por meio de maior produtividade, menos faltas por doença, menor incidência de doenças crônicas e menos despesas com saúde de seus empregados. Juntos, engajamento e orientação de pontos fortes criam uma cultura que promove o alto desempenho.
Os gerentes e líderes podem seguir estas etapas para ajudar os funcionários a usar seus maiores talentos e construir uma organização baseada em pontos fortes:
- Não presuma que os funcionários conhecem seus pontos fortes. Muitas vezes as pessoas podem não estar cientes deles ou simplesmente consideram seus talentos mais poderosos como algo comum. A avaliação Clifton StrengthsFinder da Gallup ajudou mais de *29 milhões de pessoas em todo o mundo a descobrir seus maiores talentos, e as empresas podem usar essa ferramenta facilmente como um ponto de partida para desenvolver a orientação de pontos fortes no local de trabalho.
- Encontre maneiras de aplicar os pontos fortes em um ambiente de equipe para atingir objetivos comuns. Ajude os colegas de trabalho a aprender e compreender os pontos fortes uns dos outros e como seus talentos complementam os de outras pessoas na equipe. Considere publicar os cinco temas principais dos funcionários em seus escritórios ou cubículos.
- Use as reuniões de equipe para ajudar os membros da equipe a aprofundar sua compreensão da abordagem dos pontos fortes e atribua projetos de equipe com base nos pontos fortes dos funcionários.
- Ajude os funcionários a alinhar seus maiores talentos com as expectativas e responsabilidades de suas funções.
- Incorpore os pontos fortes em conversas e análises de desempenho e ajude os funcionários a definir metas com base em seus pontos fortes.
- Crie uma comunidade de defensores e defensores dos pontos fortes para atuar como especialistas internos que ajudam todos na empresa a usar seus pontos fortes. Essas pessoas ajudarão nos esforços de lançamento inicial e sustentá-los ao longo de toda a jornada de força da empresa.
Todos os funcionários têm pontos fortes – as combinações únicas de talentos, conhecimentos, habilidades e práticas que os ajudam a fazer o que fazem de melhor todos os dias. Esses pontos fortes fornecem aos funcionários e empregadores as maiores oportunidades de sucesso.
O que os líderes fazem – ou deixam de fazer – com esse potencial de força de trabalho tem enormes implicações para o futuro da empresa. Os dados da Gallup mostram que simplesmente aprender seus pontos fortes torna os funcionários 7,8% mais produtivos, e as equipes que se concentram nos pontos fortes todos os dias têm produtividade 12,5% maior. Investir e focar nos talentos dos funcionários aumenta o engajamento dos funcionários e clientes, de acordo com a pesquisa da Gallup, levando a níveis mais altos de desempenho, lucratividade, produtividade e maiores ganhos por ação para as empresas.
Esse artigo foi publicado originalmente no site da Gallup.
*No artigo original o número citado é 9 milhões, e foi atualizado nessa tradução para fazer frente ao número de assessments em setembro de 2020.