Desenvolvimento Baseado em Pontos Fortes: Definindo um Padrão Ainda Mais Alto
Este artigo que trata do Desenvolvimento baseado em Pontos Fortes foi escrito por Maika Leibrandt e originalmente publicado no site da Gallup, representada no Brasil pela Ynner, parceira exclusiva para a certificação de Coaches de pontos fortes.
Gerencie suas áreas sem talentos, para que não se tornem pontos fracos.
Concentre-se no seu maior talento para desenvolver um desempenho quase perfeito.
O conceito de uma abordagem de desenvolvimento baseada em pontos fortes é cativante. É provocativo. É divertido falar sobre o assunto e é um excelente alimento para a sala de aula ou para a formação de equipes. Mas você pratica?
Uma conversa recente com uma amiga me deixou pensando na importância desse princípio simples para trazer forças para o dia a dia. Ela, assim como você, tinha um perfil lindo, cheio de potencial e talento. Mas ela me disse muito honestamente que era difícil não ver sua falta de talentos de execução como uma fraqueza. Em todas as conversas sobre desempenho com seu supervisor, minha amiga mencionava “fazer as coisas” como sua principal área de aprimoramento.
Isso significava que ela passava a maior parte de seu precioso tempo de coaching discutindo como poderia crescer em direção ao desempenho médio. Ano após ano, ela colecionou planos de ação com o objetivo de ajudá-la a se tornar mais atenta aos prazos, mais eficiente no acompanhamento e mais dedicada a ser a “executora” de sua equipe.
Perguntei se havia outras áreas que ela poderia melhorar. Ela fez uma pausa e então me disse que era muito boa no resto do trabalho, então certamente a resposta tinha que ser não.
Mas e se ela estivesse errada?
Uma abordagem de desenvolvimento baseada em pontos fortes requer a crença de que há um espaço infinito para melhorias em nossas áreas de maior potencial.
Isso significa que temos que ficar curiosos sobre os momentos em que estamos no nosso melhor e honestos sobre esperar ainda mais de nós mesmos. Isso muda fundamentalmente a conversa sobre crescimento.
Uma prática que muitos coaches de pontos fortes gostam de usar ao explorar talentos é perguntar sobre exemplos de sucesso recente. Mas se ficar apenas no desejo de matar a curiosidade de identificar seu sucesso, você perde o ponto. Seja ousado o suficiente para esperar um desempenho quase perfeito. Estude os relacionamentos em jogo durante seus momentos de maior sucesso. Explore o ambiente, os hábitos e a prática que o levaram até lá.
Isso vem com uma advertência, no entanto. Se você realmente pretende atingir a excelência, terá de abrir mão de algumas coisas. Você precisará encontrar a graça de admitir e aceitar suas áreas sem talento, mesmo quando elas descrevem a pessoa que você acha que os outros esperam que você seja. Às vezes, você pode ter que lidar com alguns pontos cegos.
Mas compreender e gerenciar nossas áreas sem talento precisa ser um capacitador de forças, não uma missão individual para consertar uma fraqueza. Lembre-se disso:
Você é excepcionalmente talentoso em alguma coisa – não em tudo. Sua família, amigos e colegas de trabalho precisam que você dê o seu melhor – não tente fazer tudo.
Experimente o seguinte: hoje, convide alguém para uma conversa sobre desenvolvimento. Isso pode ser tão informal quanto uma conversa à mesa de jantar sobre o que sua família fez melhor hoje do que ontem. E da próxima vez que você considerar suas áreas de melhoria, observe primeiro o que você faz bem.
Aqui estão algumas ótimas perguntas para você começar:
(1) Se você parasse para se concentrar, o que poderia fazer melhor do que qualquer outra pessoa que conhece?
(2) Que parte de um projeto recente veio tão facilmente para você que você simplesmente não pôde evitar fazer acontecer?
(3) Qual é a versão de “classe mundial” de algo em que você já é muito bom?
(4) O que seria necessário para você ter confiança como especialista em uma área específica?
Depois de ampliar seu potencial mais promissor, você terá mais clareza sobre o que está por vir. Imagine como você pode preencher a lacuna entre seu estado atual e o nível mais alto que você definiu para a excelência. Uma coisa é certa sobre o talento: sempre há mais espaço para melhorar.
Conheça a Certificação Internacional Gallup Global Strengths Coach
O GGSC é o curso para líderes e coaches mais respeitado do mundo para aprender toda a metodologia CliftonStrengths®, da Gallup. Com técnicas sólidas de desenvolvimento que são referência mundialmente, você aprenderá nessa certificação, acreditada pela ICF – International Coaching Federation e com certificado Gallup, como conduzir conversas de coaching e potencializar pessoas, gestores e equipes para que atinjam a excelência, cada qual à sua maneira natural de pensar, sentir e agir. Saiba mais.