Por que os Gestores Também Precisam de Desenvolvimento de Liderança?
Este artigo que fala sobre a importância de transformar gestores em líderes foi escrito por Vibhas Ratanjee e originalmente publicado no site da Gallup, representada no Brasil e em Portugal pela Ynner.
- Os gestores têm um enorme impacto sobre o envolvimento dos colaboradores e os resultados comerciais
- Muitas organizações estão investindo pouco no potencial de liderança dos gestores
- Os gestores precisam de habilidades de liderança para suas equipes agora e no futuro
Os gestores são diferentes dos líderes?
Esse é um debate antigo. Alguns acreditam que as funções são diferentes – e deveriam ser. A percepção é de que os líderes são pensadores de visão ampla, visionários e administradores de estratégias. Os gestores, por outro lado, são aqueles que “fazem as coisas”, executam as orientações da liderança e dirigem as equipes.
Mas o mundo está mudando. Impulsionado pelo incrível ritmo de mudanças nos negócios globalizados e pela nova vontade da força de trabalho que prioriza o desenvolvimento e a flexibilidade, o mundo dos negócios de hoje é ágil e dinâmico. Como consequência, a função de um gestor é muito mais do que uma supervisão – e a Gallup descobriu que 70% do envolvimento de uma equipe é influenciado pelos gestores. Além disso, o papel tradicional de um chefe como uma função de comando e controle não funciona para a força de trabalho atual. A expectativa é que o gestor seja mais um coach do que um chefe.
Infelizmente, os registros da maioria das empresas sobre o desenvolvimento de gestores são desanimadores: Apenas um pouco mais de um em cada três gestores entende como seu desempenho afeta suas oportunidades de passar para cargos de liderança, e apenas 8% concordam plenamente que suas avaliações de desempenho os inspiram a melhorar. Transformar gestores em líderes é mais importante do que nunca.
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A função de um gestor vai muito além da supervisão, e a Gallup descobriu que 70% do envolvimento de uma equipe é influenciado pelos gestores.
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Considerando o impacto do envolvimento dos colaboradores nos resultados comerciais, faria sentido que as empresas investissem demais em seus gestores, especificamente no desenvolvimento de suas habilidades de liderança, mas poucas investem o suficiente. Se o seu futuro depende dos líderes que você formar hoje, como acontece na maioria das empresas, é fundamental elevar as competências de liderança dos gestores em todos os níveis da organização.
As competências de liderança de que seus gestores precisarão no futuro
A chave é selecionar e desenvolver as competências de liderança que têm o maior efeito sobre os resultados. O estudo da Gallup sobre mais de 550 funções de trabalho e 360 competências de trabalho exclusivas revelou que as sete competências de liderança a seguir são normalmente encontradas em gestores que criam equipes bem-sucedidas e de alto desempenho em organizações prósperas.
- A capacidade de construir relacionamentos: Os líderes bem-sucedidos estabelecem conexões com outras pessoas para criar confiança, compartilhar ideias e realizar o trabalho.
- A capacidade de desenvolver pessoas: Eles ajudam os outros a se tornarem mais eficazes por meio do desenvolvimento de pontos fortes, expectativas claras, incentivo e treinamento.
- A capacidade de promover mudanças: Eles estabelecem metas para a mudança e lideram esforços intencionais para adaptar o trabalho que se alinha com a visão declarada.
- A capacidade de inspirar outras pessoas: Eles aproveitam a positividade, a visão, a confiança e o reconhecimento para influenciar o desempenho e motivar os colaboradores a enfrentar seus desafios.
- A capacidade de pensar criticamente: Eles buscam informações, avaliam criticamente as informações, aplicam o conhecimento adquirido e resolvem problemas.
- A capacidade de se comunicar com clareza: Eles ouvem, compartilham informações de forma concisa e com propósito e estão abertos a ouvir opiniões.
- A capacidade de criar responsabilidade: Eles identificam as consequências das ações e responsabilizam a si mesmos e aos outros pelo desempenho.
Os gestores precisam dessas habilidades para liderar suas equipes agora e no futuro, quando forem liderar sua organização. Duas medidas ousadas podem atender a essa necessidade: procurar e reconhecer os momentos de liderança dos gestores e proporcionar a eles as principais experiências de que precisam para crescer.
Definir e reconhecer os momentos de liderança
O reconhecimento é poderoso. Ele envolve a pessoa que está sendo reconhecida e dá um exemplo que inspira outras pessoas. Reconhecer os momentos de liderança de seus gestores também reforça o valor de suas competências de liderança.
Comece definindo o que é um momento de liderança – um ato de centralização no cliente que protege a marca de perigos para a reputação, talvez, ou um processo inovador e uma revisão de sistemas que criam uma vantagem de custo. Os gestores (e colaboradores) da linha de frente demonstram esses momentos de liderança o tempo todo, e eles são ilustrações estratégicas e vitais da verdadeira liderança.
Ajude os gestores a obterem experiências iniciais de liderança
Investir em experiências importantes para os gestores, como orientação ou projetos multifuncionais. Realizar revisões de experiências-chave para gestores com alto potencial. Identifique os tipos de experiências, como liderar o desenvolvimento de produtos, trabalhar no exterior ou lidar com reclamações de clientes, que são importantes para um futuro na liderança. Oriente os gestores a reconhecê-las como experiências de liderança e a aplicar o que aprenderam em seu desenvolvimento.
Uma estratégia de desenvolvimento de liderança para o sucesso em longo prazo
Como disse o renomado especialista em desenvolvimento de liderança Ram Charan em seu livro Leaders at all Levels (Líderes em todos os níveis), “embora a maioria das organizações tenha programas de treinamento para gestores de primeira linha, relativamente poucas têm programas para gestores de gestores. Parte do problema é a falsa suposição de que há muito pouca diferença entre gerenciar outras pessoas e gerenciar gestores”.
Esse hábito de reservar o desenvolvimento de alto potencial para as camadas superiores de uma empresa é um grande ponto cego para os líderes executivos e ameaça a saúde de longo prazo das organizações que lideram. É nesse ponto que os líderes podem fazer a diferença: Se você fizer com que as principais experiências dos gestores e o plano de desenvolvimento de liderança sejam centrais à sua estratégia geral, você aumentará suas opções e oportunidades, e desenvolverá sua próxima geração de líderes.
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