Como o Foco nos Pontos Fortes das Pessoas Aumenta seu Engajamento no Trabalho?
DESTAQUES
- Uma proporção de 4:1 entre funcionários engajados e não engajados neutraliza os efeitos do descomprometimento
- Organizações com essa proporção alcançam um crescimento 4 vezes maior de lucro por ação
- O desenvolvimento baseado em pontos fortes leva a um maior engajamento e a uma melhor experiência dos funcionários
Dois erros não formam um acerto, mas quatro acertos podem anular um erro.
Quando as empresas atingem uma proporção de 4:1 de engajamento (quatro funcionários engajados para cada funcionário não engajado), elas atingem um ponto crucial em que os funcionários engajados podem contrabalançar de maneira mais consistente o impacto de funcionários ativamente não engajados.
As empresas precisam de trabalhadores engajados porque eles têm um desempenho amplamente superior ao dos não engajados – as organizações no quartil superior de engajamento têm um crescimento de lucro por ação 4 vezes maior, melhor engajamento dos clientes, maior produtividade, melhor retenção, menos acidentes e maior lucratividade do que seus concorrentes.
Portanto, atingir essa proporção (e depois superá-la) é uma maneira de alcançar o crescimento orgânico.
E como, exatamente, é possível aumentar a proporção entre o número de funcionários engajados e não engajados?
A questão é que isso exige desenvolvimento contínuo e intencional dos funcionários.
Foco nos Pontos Fortes
Uma abordagem extremamente eficaz para o desenvolvimento é focar nos pontos fortes, que se referem aos padrões naturais de pensamento, sentimento e comportamento de um indivíduo. O desenvolvimento baseado em pontos fortes ajuda as pessoas a aplicar seus pontos fortes para aumentar a produtividade.
Muitos estudos de pesquisa fazem referência aos vínculos do desenvolvimento baseado em pontos fortes para engajamento e produtividade, mas um estudo muito abrangente da Gallup mostrou que o desenvolvimento baseado em pontos fortes leva a:
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- 10% a 19% aumento das vendas
- 14% a 29% aumento dos lucros
- 3% a 7% maior engajamento do cliente
- 9% a 15% aumento dos funcionários engajados
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Há uma conexão entre pontos fortes e engajamento que é fundamental para a experiência do funcionário.
Embora o desenvolvimento baseado em pontos fortes não possa substituir a educação em engajamento ou as conversas com gestores, uma educação baseada em pontos fortes é um poderoso catalisador que os gestores podem usar para criar um ambiente envolvente para suas equipes.
Mesmo quando apenas uma pessoa conhece e usa CliftonStrengths…
O desenvolvimento baseado em pontos fortes começa com a primeira compreensão de quais pontos fortes contribuem para o desempenho. Cada equipe é a soma de suas partes, e diferentes desafios exigem habilidades específicas.
Algumas equipes precisam de resolução de conflitos, outras precisam estar constantemente ocupadas, outras, ainda, precisam ajudar a alinhar o trabalho com o propósito da organização. As pessoas com talento para os diferentes aspectos do trabalho têm uma capacidade intrínseca de executá-los e, quando recebem orientação de coaches, elas os executam com excelência.
Quando os funcionários são explicitamente incentivados a usar seu talento para alcançar uma meta, o engajamento individual melhora (de 9% para 15%), assim como o desempenho da equipe e os indicadores de negócios da empresa.
De fato, os estudos da Gallup descobriram uma melhoria de desempenho de 8% a 18% e um aumento de 2% a 10% no engajamento do cliente entre as organizações baseadas em pontos fortes. Empresas como essas deixam para trás a proporção desejada de 4:1. Suas proporções estão mais próximas de 8:1. Chegando até mesmo a 11:1 ou mais.
As organizações se beneficiam quando apenas uma pessoa (ou uma equipe) conhece e usa CliftonStrengths, mas a pesquisa da Gallup mostrou que os benefícios aumentam significativamente quando são implantadas intervenções de pontos fortes em toda a organização (incluindo educação e coaching). Esses benefícios incluem os acentuados ganhos acima mencionados em vendas, indicadores e lucros dos clientes, assim como reduções significativas no atrito entre funcionários.
Como atingir a proporção 4:1?
Para atingir a proporção de 4:1 e depois superá-la, os líderes devem:
- Usar uma abordagem de engajamento dos funcionários que seja simples, clara e que os envolva. A aferição precisa ser sobre coisas que eles podem controlar no dia a dia.
- Certificar-se de que os funcionários possam ser específicos sobre o que fazem de melhor e o que os torna únicos. Isso é realizado ao aumentar o autoconhecimento sobre seus pontos fortes e como eles podem ser aplicados.
- Desenvolver competência de gestão para coaching, especificamente treinando funcionários sobre quais são seus pontos fortes e como aproveitá-los para o sucesso.
- Mudança e complexidade exigem conversas melhores e em maior quantidade. Faça dessas conversas (principalmente as de coaching) uma expectativa no local de trabalho entre colegas e parceiros e entre líderes, gestores e funcionários. Torne as pessoas responsáveis.
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As organizações se beneficiam quando apenas uma pessoa (ou uma equipe) conhece e usa CliftonStrengths, mas a pesquisa da Gallup mostrou que os benefícios aumentam significativamente quando são implantadas intervenções de pontos fortes em toda a organização (incluindo educação e coaching).
Torne as conversas de coaching mais eficazes.
Evidentemente, atingir a proporção de engajamento ideal requer esforço. E a verdade é que, para ter sucesso nessa tarefa, os gestores nunca podem desistir. O engajamento nunca é atingido completamente, ele é renovado todos os dias.
Mas os gestores que projetam a experiência dos funcionários em torno de pontos fortes acham isso muito mais fácil. Um estudo da Gallup constatou uma proporção de 60 para 1 de empregados engajados para cada empregado não engajado com gestores que se concentravam em pontos fortes e uma proporção de 2 para 1 de funcionários engajados para cada funcionário ativamente desengajado quando os gestores se concentravam nas fraquezas.
Nos casos em que os gestores ignoravam ambos, pontos fortes e fracos, os funcionários apresentaram uma proporção de 1 para 20, ou seja, 1 funcionário engajado para 20 funcionários ativamente desengajados.
Embora o foco dos pontos fortes não substitua a importância de manter conversas contínuas de coaching, oferece aos gestores uma vantagem sobre o engajamento. Amplifica a mensagem “Eu me importo com você”, implícita em um estilo de gestão envolvente. E direciona o desempenho para a excelência.
As pessoas querem sentir que seu desempenho é excelente. E os gestores que se concentram nos pontos fortes criam as condições que permitem que as pessoas sintam isso. Eles também contribuem para as culturas de alto desempenho, que são o objetivo das melhores empresas do mundo.
Para esses gestores, a proporção de 4:1 foi apenas o primeiro sinal de que estavam no caminho certo. Quer pretendessem ou não (embora gestores talentosos sempre pretendam), eles criaram uma experiência extraordinária para os funcionários ao longo do caminho.
Artigo escrito por Brian J. Brim, Ed.D. (Consultor de Prática Sênior da Gallup), com contribuição de Jennifer Robison.
Publicado originalmente em: https://www.gallup.com/workplace/242096/focus-people-strengths-increases-work-engagement.aspx