Gamificação e Aprendizagem Baseada em Jogos no Mundo Empresarial
Novas Percepções
O mercado mundial de games movimenta centenas de bilhões de dólares todos os anos, e continua crescendo constantemente. E apesar da abordagem lúdica e criativa dar o tom, engana-se quem pensa que os jogos se destinam apenas à diversão. É possível fazer deles uma excelente ferramenta de aprendizado no ambiente de trabalho.
Ao romper o padrão dos treinamentos tradicionais, utilizando técnicas mais leves e divertidas, os jogos muitas vezes são tratados apenas como ferramentas de quebra-gelo e descompressão. Porém essa é uma visão míope e ultrapassada do potencial educativo dos jogos, que acaba levando muitas companhias a insistirem em treinamentos repetitivos, cansativos e que não promovem o engajamento do colaborador com o conteúdo abordado.
Felizmente, as maiores e melhores empresas do mundo todo já entenderam o poder dos jogos para trabalhar habilidades, potencializar talentos e unir equipes.
Ynner Games conduzindo uma atividade com RPG (Role-Playing Game) com os líderes da Avery Dennison, na Milord Taverna.
Viver o Aprendizado
Os games, quando inseridos em uma programação de treinamento, permitem que as pessoas aprendam de forma lúdica, através de uma experiência. E aqui podemos fazer um exercício muito simples para entendermos rapidamente:
Vamos imaginar que você quisesse conhecer e saber tudo sobre Paris. Então você precisaria escolher de que forma faria isso. Poderia ser por meio de livros, vídeos e depoimentos de turistas ou viajando para Paris e percorrendo as ruas da cidade e os principais pontos de interesse.
E então, de que forma você gostaria de aprender sobre Paris: sentado em uma biblioteca ou vivendo a experiência da viagem?
Nas empresas, seja para um treinamento de Liderança, Gestão do Tempo, Vendas ou qualquer outro, essa mesma metodologia pode ser utilizada. Fazer os colaboradores viverem a experiência do que está sendo ensinado potencializa a capacidade de aprender e a retenção do conteúdo. É mais fácil entender e lembrar de algo que você fez, do que algo que você simplesmente leu ou assistiu.
Uma ferramenta para cada necessidade
Uma vez que compreendemos o poder dos jogos e das experiências para o aprendizado, precisamos dar o próximo passo, conhecendo e entendendo as ferramentas que podemos utilizar. Existem dezenas de métodos disponíveis, mas alguns se destacam em meio aos outros pela sua capacidade de retenção, engajamento, aplicabilidade, capacidade de lidar com assuntos complexos de forma simplificada entre outras características.
Gamificação
A Gamificação é o uso de elementos de jogos em contextos de não-jogo. Gerenciados por uma plataforma personalizável, esses elementos são combinados para criar uma experiência de jogo inserida no trabalho diário. É como se o colaborador agora fosse seu próprio avatar, onde todas as suas ações e tarefas diárias são importantes para cumprir missões, somar pontos e atingir objetivos. Conforme avança, o projeto pode oferecer recompensas de acordo com o nível de engajamento e sucesso do participante.
Apesar da roupagem divertida de um game, essa metodologia é extremamente séria e exigente. Há tarefas e missões a serem cumpridas que impactam diretamente no seu resultado e também no seu ranking (seja da empresa como um todo ou do departamento). As trilhas de conhecimento e o storytelling aplicado permitem uma experiência descontraída, porém com diversas avaliações e testes para que o jogo possa avançar para uma fase ainda mais desafiadora.
Aprendizagem Baseada em Jogos
Enquanto a gamificação busca levar a atmosfera dos jogos para dentro do trabalho diário, o Aprendizado Baseado em Jogos faz o participante, literalmente, jogar para aprender.
A extensão dessa aprendizagem é definida de acordo com as necessidades da empresa, e vão das abordagens mais simples até as mais complexas. Por meio de jogos divertidos, instigantes e desafiadores, os jogadores poderão trabalhar soft skills, habilidades técnicas, gestão, liderança, inovação ou qualquer outro tema relevante.
Apesar de normalmente não serem vistos com esses olhos, os jogos disponíveis no mercado – sejam eles, digitais ou não – desde que trabalhados da forma correta, proporcionam ensinamentos extremamente valiosos para as companhias e seus colaboradores. Em muitos casos, empresas especializadas desenvolvem jogos personalizados, para trabalhar temas específicos com o grau de profundidade e seriedade necessários.
É possível, por exemplo, utilizar um jogo de tabuleiro como Catan para trabalhar gestão de recursos, negociação e análise de cenários. Com Munchkin, um jogo de cartas ilustradas, aprendemos a tomar decisões, resolver conflitos e lidar com a frustração.
Se queremos trabalhar criatividade, gestão de pessoas, liderança e cooperação, um jogo interpretativo de RPG é capaz de fazer isso com perfeição.
E você?
Já teve alguma experiência com jogos no ambiente de trabalho? É adepto desta ferramenta?
Se gostou desse artigo e gostaria de utilizar os jogos na sua empresa, fale com nossos consultores!