Grandes Líderes Têm Estas Habilidades de Liderança em Comum
Este artigo que fala sobre o diferencial entre os líderes medianos e os excepcionais foi escrito por Bailey Nelson e originalmente publicado no site da Gallup, representada no Brasil e em Portugal pela Ynner, parceira exclusiva para a certificação de Coaches de pontos fortes.
- Os líderes bem-sucedidos priorizam o desenvolvimento
- As soluções comuns de desenvolvimento se concentram incorretamente nos pontos fracos
- A melhor maneira de melhorar é se concentrar naquilo em que você já é bom
Os grandes líderes sabem que o desenvolvimento é uma necessidade, não uma “coisa boa de se ter”. Eles são obcecados pelo crescimento pessoal e se concentram incansavelmente no desenvolvimento de suas qualidades de liderança.
Porém, com muita frequência, os líderes têm dificuldades para desenvolver habilidades de liderança porque usam “soluções” de desenvolvimento baseadas em uma premissa errônea: a de que se tornar um líder melhor começa com a correção dos pontos fracos. Outras ofertas de desenvolvimento de liderança ensinam habilidades que não estão de fato conectadas aos resultados.
Essa triste realidade prejudica não apenas os líderes, mas também o desempenho organizacional, a resiliência e a agilidade. O desenvolvimento deficiente da liderança inibe o potencial de sua empresa – e se torna um fator de risco quando surgem mudanças inesperadas.
—
Os grandes líderes sabem que o desenvolvimento é uma necessidade, não uma “coisa boa de se ter”. Eles são obcecados pelo crescimento pessoal e se concentram incansavelmente no desenvolvimento de suas qualidades de liderança.
—
Isso levanta a questão: Como você pode se tornar um líder melhor, exatamente?
A Gallup passou décadas respondendo a essa pergunta. Realizaram uma pesquisa aprofundada sobre os talentos, as experiências e o desenvolvimento de que os líderes precisam para inspirar as pessoas, tomar decisões extremamente precisas e estimular um crescimento organizacional duradouro. Como parte desse trabalho, a Gallup realizou o maior estudo do gênero (abrangendo mais de 14.000.000 de colaboradores, 2.000 organizações, 559 estudos de cargos e 360 demandas gerais de cargos) para identificar as competências mais essenciais que os líderes precisam para alcançar a excelência.
Seja você um CEO, líder de equipe ou empresário, a ciência da Gallup descobriu sete comportamentos universais que afetam diretamente o desempenho e os resultados gerais. De fato, esses sete comportamentos se aplicam a muitas funções – são comportamentos cruciais que definem um local de trabalho de alto desempenho.
Fazer bem essas sete coisas pode ser o maior diferencial entre os líderes medianos e os excepcionais – e é por isso que a Gallup recomenda que você as torne fundamentais para o crescimento de sua liderança.
- Construir relacionamentos. Os relacionamentos são fundamentais para os líderes – eles precisam incentivar os outros a se sentirem comprometidos com o ser humano que os está liderando. Os grandes líderes criam conexões genuínas e relacionamentos de confiança com seus colegas, seguidores e redes. Eles reconhecem e celebram o valor, as experiências e os pontos fortes de cada indivíduo. Ao criar conexões significativas, os líderes impulsionam os resultados, desde o envolvimento da equipe até o aprendizado, a criatividade e a inovação.
- Desenvolver as pessoas. O desenvolvimento deve ser constante para os líderes e seus seguidores. Os líderes devem priorizar o desenvolvimento contínuo de cada indivíduo em sua organização – investindo em seus subordinados diretos e criando uma cultura de desenvolvimento em que os gerentes sejam treinados para serem coaches. Os líderes devem usar intervenções de desenvolvimento de colaboradores baseadas em pesquisas que melhorem as habilidades e a experiência dos colaboradores.
- Liderar a mudança. A condução da mudança é uma responsabilidade compartilhada que começa com os líderes. Somente os líderes podem oferecer uma visão convincente que motive os colaboradores e esclareça como se espera que eles impulsionem o crescimento. Os líderes devem modelar os comportamentos desejados e desafiar as pessoas a assumirem a responsabilidade pela mudança: Mostre o compromisso que você deseja que os seguidores imitem. Igualmente importante é o fato de que os líderes devem proporcionar um ambiente de apoio que incentive as pessoas a desenvolverem grandes ideias e novas formas de ser eficiente.
- Inspirar os outros. As pessoas prosperam em um ambiente positivo e encorajador que transmite um propósito, celebra as realizações e reconhece a importância única de cada pessoa. Como líder, suas palavras e ações devem refletir sua missão e visão de futuro mais amplas e as promessas orientadas por objetivos que você faz às pessoas a quem serve. Essa inspiração mostra às pessoas porque suas contribuições são importantes e as energiza com um profundo senso de significado.
- Pensar criticamente. Os grandes líderes estão em uma busca incessante de informações, esforçando-se constantemente para aprender e resolver problemas. Eles sabem que o sucesso exige o estabelecimento da meta, a compreensão dos riscos, a organização dos pensamentos e a elaboração de um plano abrangente e multifacetado para a execução. Para se destacar, os líderes devem tomar medidas para aprimorar sua atenção, suas habilidades de pensamento crítico e sua autoconsciência. Os melhores líderes não fazem isso sozinhos: Eles usam o coaching e o desenvolvimento para obter as ferramentas e o apoio de que precisam.
- Comunique-se com clareza. Uma excelente comunicação de liderança é muito mais do que transmitir ideias: Os líderes devem fazer perguntas, ouvir ativamente e alimentar uma cultura com compartilhamento simplificado de informações e tomada de decisões informadas. As pessoas precisam ser ouvidas e ouvir a si mesmas – e a comunicação permite conexões significativas. Os líderes devem determinar a melhor maneira de se comunicar e, em seguida, aprender como os outros se comunicam melhor.
- Criar responsabilidade. Responsabilidades impostas de cima para baixo não cultivam auto responsabilidade ou confiança, mas uma cultura de responsabilidade cria propriedade pessoal e motivação intrínseca. A responsabilidade começa com os líderes que devem se responsabilizar. Por exemplo, os líderes podem comunicar abertamente suas iniciativas e usar métricas públicas e objetivas para avaliar seu progresso. Os líderes também devem definir quais são as responsabilidades dos colaboradores, estabelecer metas em cascata e incluir a responsabilidade no desenvolvimento dos colaboradores. A responsabilidade permite que seus seguidores tenham a oportunidade de se tornarem mais eficientes e criativos.
Seja você um CEO, líder de equipe ou empresário, a ciência da Gallup descobriu sete comportamentos universais que afetam diretamente o desempenho e os resultados gerais.
Esses sete comportamentos são um guia para o desenvolvimento contínuo da liderança. Você perceberá que se destaca facilmente em algumas áreas, enquanto outras podem não ser tão naturais. A melhor maneira de melhorar é concentrar-se naquilo em que você já é bom.
Quando você enfatiza seus padrões naturais de excelência, pode entender por que lidera da maneira que o faz e como lidera melhor. A autoconsciência permite um desenvolvimento focado e orientado para os resultados, à medida que você se apoia em suas habilidades naturais e as utiliza para crescer nas áreas em que tem dificuldades.
Por exemplo, talvez construir relacionamentos e se comunicar com clareza seja algo natural para você, mas você tem dificuldade em reconhecer as necessidades de desenvolvimento dos outros. Como você pode usar as conversas para treinar outras pessoas, reconhecer seu bom trabalho e descobrir como ajudá-las a crescer?
Seja você um líder de equipe ou um executivo, é melhor gastar seu tempo desenvolvendo aquilo em que você é bom, não se preocupando com aquilo em que você é ruim. Compreender seus pontos fortes é a maneira mais eficaz de crescer nos sete comportamentos – e é uma maneira comprovada de se tornar um líder melhor.
Conheça o Leading High-Performance Teams
Desenvolva habilidades de liderança com base na ciência do comportamento humano e aumente a performance do seu time através da Formação Internacional Gallup LHPT, consolidada nas maiores potências mundiais e ministrada agora, no Brasil e em Portugal, pela Ynner. Clique aqui.