O Engajamento como Estratégia para Fidelizar Clientes — e o que Significa essa Pequena Palavra tão Falada
Todo mundo fala sobre engajamento, mas nem todo mundo entende o que é.
Engajamento é aquela palavra que soa como música para quem se importa de verdade. Ela vem do verbo engajar e do sufixo -mento, formando uma expressão que significa “empenho em uma causa”. Lá no fundo, o termo tem suas raízes no francês “engager”, que em português traduzimos como comprometer, empenhar.
Engajamento também tem tudo a ver com afetividade, satisfação e motivação. É o que move as pessoas a se dedicarem de verdade a algo que acreditam.
Seu significado no trabalho
Estar engajado significa que o colaborador vê significado no seu trabalho e sente uma conexão forte com seus colegas, líderes e chefes. Ele se orgulha do que faz e não pensa duas vezes antes de “ir além” por seus clientes e equipe.
Segundo uma pesquisa da Gallup, entre 2021 e 2022, o nível de engajamento teve um salto significativo, subindo de 12% para 23% entre funcionários em tempo integral e parcial.
Esse aumento representa mais de 250 milhões de funcionários a mais se sentindo verdadeiramente engajados em todo o mundo.
Por que isso tem tudo a ver com fidelizar clientes?
Pelo simples fato do colaborador acreditar profundamente naquilo que faz e no impacto que suas ações têm nos demais.
Além de ser mais produtivo, feliz, e menos estressado, o colaborador naturalmente se esforça para conquistar o cliente e mostrar que o que ele entrega não é apenas um produto ou serviço, mas de fato uma experiência que carrega um propósito maior.
Não é à toa que organizações com trabalhadores engajados têm 23% mais lucro em comparação àquelas com trabalhadores desengajados. Isso sem falar na redução de taxas como: turnover, absenteísmo e acidentes de trabalho.
O engajamento não é um objetivo. É uma consequência
Engajamento no trabalho é algo que muitas empresas buscam, mas poucos entendem que ele não é um objetivo isolado; é uma consequência de diversas ações bem implementadas.
Um dos métodos comprovados cientificamente para alcançar essa consequência positiva é a metodologia CliftonStrengths.
Afinal, funcionários engajados são a chave para o sucesso sustentável de qualquer organização.