O “Entra e Sai” de Colaboradores é Evitável – Mas Também é Ignorado
Rotatividade. Uma palavra, diga-se de passagem, não tão longa assim, mas que frequentemente assombra os RHs das empresas do mundo todo. É fato: o “entra e sai” de pessoas no time só gera custos, perda de talentos, queda na produtividade etc.
Estudos da Gallup mostram que 42% das saídas voluntárias dos colaboradores são evitáveis, porém, muitas vezes, os gestores ignoram sinais claros. O impacto não é apenas financeiro: como você viu no parágrafo anterior, influencia o próprio clima organizacional.
Com uma abordagem mais proativa e atenta às necessidades dos colaboradores, é possível reter talentos e criar um ambiente de trabalho mais estável e engajado.
Como? A gente te conta adiante! Vamos lá!
Tomando as atitudes certas
Ainda que a saída constante de colaboradores seja uma realidade nas empresas, muitas vezes, a solução está ao alcance das mãos. Investir em uma comunicação aberta e contínua, reconhecer e recompensar os esforços dos colaboradores e oferecer oportunidades de desenvolvimento são algumas das estratégias que podem fazer a diferença.
Além disso, entender e atender às necessidades individuais dos colaboradores ajuda a criar um ambiente de trabalho mais satisfatório e motivador. Ignorar esses aspectos pode sair caro, como gerar um baixo engajamento por parte da equipe (estimando-se um prejuízo de US$ 8.9 trilhões à economia global, segundo a Gallup).
Sendo mais específico: como evitar a rotatividade?
Fácil de falar e também de fazer. Vamos a algumas decisões simples que impactam diretamente a redução da saída dos colaboradores e o aumento do seu engajamento — baseadas nos estudos mais recentes da Gallup.
Perspectiva de futuro
Os gerentes muitas vezes sentem que não têm controle sobre questões de remuneração, mas esta e a progressão na carreira são cruciais para a retenção. Elas representam 30% e 11%, respectivamente, das razões pelas quais funcionários permanecem ou saem.
Ajustar salários conforme o valor de mercado e realizar conversas anuais sobre progressão auxiliam os funcionários a se sentirem valorizados. Planos claros de desenvolvimento de carreira também aumentam o engajamento e satisfação, pois mostram um futuro promissor e oportunidades de promoção.
Relacionamento é tudo
Fortalecer os laços entre gerentes e funcionários pode reduzir a rotatividade. Cerca de 30% das mudanças poderiam ser evitadas com mais interações positivas e menos negativas. Conversas significativas semanais aumentam o engajamento dos funcionários. Focar em metas, reconhecimento e colaboração nessas interações, que podem durar de 15 a 30 minutos, é fundamental.
Derrubar barreiras
Quase 25% da rotatividade evitável resulta de problemas organizacionais ou de carga de trabalho. Gerentes devem identificar rapidamente os pontos de atrito e resolver questões que afetam o desempenho e a retenção. Ignorá-los leva ao esgotamento e insatisfação dos funcionários.
Indo além das pesquisas
Embora as atitudes acima sejam simples de aplicar, talvez ainda não fique 100% claro para muitos líderes e gerentes. Por isso, um bom ponto de partida é investir em formações que irão te dar uma fundamentação sólida sobre COMO colocá-las em prática.
E com as soluções da Ynner, você tem o melhor dos dois mundo a seu favor: informações teóricas de alto valor e conteúdos práticos que te ensinam como conduzir essas conversas com seus liderados.
Contamos com instrutores renomados e desenvolvemos cada etapa com base em estudos científicos fornecidos pela própria Gallup ao longo de cinco décadas.
Clique aqui e saiba mais.