O que é Coaching? Um Detalhamento da Definição da International Coach Federation
O ICF, International Coach Federation, instituição mais respeitada na área em todo o mundo, define coaching como “uma parceria com os clientes em um processo instigante e criativo que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional”. Trata-se de uma definição bastante larga, como deveria ser, para poder abraçar toda a amplitude de possibilidades que essa abordagem permite. Entretanto, algumas pessoas gostariam de entender mais concretamente o que é coaching. Para satisfazer esse desejo, nos propusemos a mergulharmos nos principais termos dessa definição oferecer, a partir dela, uma visão muito concreta do coaching e do papel de um coach:
- Parceria: o coaching é uma atividade que prospera a partir de um compromisso genuíno entre o coach e o coachee em que cada um trabalha se apoiando no que o outro tem de melhor.
- Cliente: também chamado de coachee, é o centro do processo. É a partir dos objetivos, prioridades, perspectivas, recursos, competências dele que tudo acontece. Podemos dizer que o cliente está no banco do motorista e o coach no banco do passageiro. Ambos vão chegar juntos ao destino, mas quem está no comando é o coachee. Quem está apoiando é o coach.
- Processo: Na prática essa parceria com os clientes acontece de forma muito concreta, através de conversas periódicas encadeadas de forma sistêmica, sistemática e coerente, cuja frequência e extensão dependem da natureza, objetivos e particularidades do processo. Nesse processo é bastante comum que o coach instrumentalize o coachee com ferramentas práticas que facilitem o sua reflexão, criação, tomada de decisão e execução.
- Instigante: um bom coach conduz o processo fazendo perguntas que abrem portas na mente do coachee, fazendo com que ele reflita sobre temas importantes e enxergue a realidade por novas perspectivas.
- Criativo: ao criar novas perspectiva o coach estimula o coachee a imaginar novas alternativas para seus desafios, além de propor a reflexão sobre caminhos não convencionais e associações incomuns alinhados com os seus propósitos.
- Maximizar Potencial: esse processo leva o coachee a se transformar na melhor versão de si mesmo para que possa atingir seus objetivos amplos ou específicos.
- Pessoal e Profissional: as duas grandes esferas de desenvolvimento em que o coaching opera são essas. O coachee pode estar em busca de se desenvolver alguma característica pessoal ou almejando evoluir profissionalmente, o que como sabemos, também acaba por trazer impactos diretos na sua plenitude pessoal. Importante dizer que essas duas áreas podem ser divididas em muitas outras, e que existem coaches especializados em abordagens e temas específicos.
Vale dizer que essa parceria instigante, criativa e inspiradora pode acontecer individual ou coletivamente e que o Team Coaching tem ganhado grande espaço em função da necessidade das pessoas trabalharem em equipe, seja em projetos pessoais ou coletivos.
Gostou da explicação. Compartilhe com as pessoas que você sabe que têm dúvida sobre o que é coaching e não se esqueça de deixar seu comentário!