Os Principais Insights da ATD 2024 com a Ynner
A Ynner esteve na ATD 2024, o maior Congresso de Treinamento e Desenvolvimento do mundo, em busca das melhores soluções, tendências e insights.
Durante os quatro dias de evento, elaboramos um compilado dos principais assuntos discutidos no mundo do desenvolvimento humano. Aqui estão eles:
Primeiro dia de Congresso:
Sai ano e entra ano e a preocupação em oferecer treinamentos que não sejam chatos e cansativos continua. E, cada vez mais, os grandes aliados são a economia comportamental e a neurociência que trazem conhecimentos sobre como o cérebro funciona para criar “brain hacks” e evitar abordagens que contrariem a biologia de quem precisa aprender. Por exemplo: as pessoas se interessam muito mais quando experimentam um problema e depois recebem a teoria que as permite resolvê-lo do que ver primeiro a teoria e depois tentar resolver.
Quando um programa de desenvolvimento lança mão de assessments que gerem insights baseados em autoconhecimento o aproveitamento chega a ser 30% melhor em função da possibilidade de personalização que nasce do assessment.
O ensino de conhecimentos técnicos como era feito no passado não funciona mais. Encher as pessoas de teorias e regras gera pouquíssimos resultados. O caminho é uma abordagem prática e baseada nos desafios vividos pelos aprendizes. Um processo que funciona bem nesses casos passa pelas seguintes fases: (1) apresentação de uma situação; (2) apresentação da decisão a ser tomada; (3) orientação com base na escolha do aprendiz; (4) levantamento dos possíveis obstáculos a boa tomada de decisão; (5) análise das consequências da decisão; (6) reflexão sobre a decisão e resultado.
Segundo dia de Congresso:
Os programas de desenvolvimento de liderança precisam partir de uma visão clara do que é ser líder em cada empresa; e essa visão precisa ser formulada com a participação dos líderes e não pode ser decidido de cima para baixo.
Todo mundo sabe que a Inteligência Artificial vai ser importante para a área de treinamento e desenvolvimento, mas ninguém sabe exatamente como isso vai acontecer. Existem muitas hipóteses e muitas intenções, mas na prática ninguém foi além do básico.
Vários estudos mostram que para situações objetivas a Inteligência Artificial conduz processos de coaching tão efetivamente quanto coaches humanos, mas que isso não se confirma em situações onde são necessárias empatia e suporte emocional.
Estudos com monitoramento do cérebro confirmam que processos de coaching não diretivos ativam mais a criatividade e a motivação dos coachees que abordagens mais orientadas para a solução como mentoria ou aconselhamento.
Os principais insights da palestra de Matthew McConaughey, Ator Vencedor do Oscar, são:
O universo conspira para a sua felicidade.
O otimismo é uma questão de sobrevivência.
Sem preparação você fracassa.
Ninguém gosta que lhe digam o que fazer.
Existe mais de uma forma de estar certo.
Ninguém gosta de histórias em que tudo dá certo. Precisa de um problema; que é o nó dramático!
Penúltimo dia de Congresso:
O mundo está imprevisível e tentar adivinhar para aonde ele vai é perda de tempo. O caminho é adotar uma postura ágil. Tomar decisões, agir e aprender durante a jornada.
O podcast é uma ferramenta poderosa para a área de treinamento e desenvolvimento, que para revelar todo seu potencial deve ter um objetivo claro com um plano detalhado. E uma dica valiosa é: o podcast é sempre uma conversa: entre duas pessoas ou entre o podcaster e seu ouvinte.
A Inteligência Artificial pode ajudar a aumentar a produtividade em diversas fases da concepção de um projeto de desenvolvimento, mas ainda não existe uma abordagem para utilizar a Inteligência Artificial de forma sistêmica e estratégica em T&D.
As pessoas precisam de conexão humana no processo de aprendizado. Por isso o contato pessoal ainda é fundamental em projetos de treinamento, ainda que ele seja híbrido e os materiais sejam digitais.
Quanto mais fragmentada fica a atenção humana, mais faz sentido utilizar estratégias de microlearning onde as pessoas aprendem através de pequenas pílulas de capacitação no momento que querem e no lugar que preferem.
Cada vez mais os projetos de treinamento e desenvolvimento precisam estar conectados com as estratégias organizacionais, sendo desenvolvidos a partir delas. Para isso, os profissionais da área de T&D, precisam falar cada vez mais fluentemente o idioma dos negócios.
Também foi dia de ouvir Daniel Pink, Autor Best-seller n°1 do New York Times. E aqui estão duas dicas do Palestrante:
Crie uma lista do que não fazer pelo resto do ano:
Identifique três coisas em seu trabalho e em sua vida que drenam sua energia e desviam sua atenção de seus objetivos mais importantes. Escreva essas coisas e então… Não faça mais isso!
Lembre-se: a subtração é mais eficaz que a adição.
Faça uma pausa para uma caminhada de 15 minutos em tardes alternadas durante o resto do ano:
Faça isso com alguém que você gosta. Não fale sobre trabalho. Abandone seu telefone. Em seguida, modele esse comportamento para sua equipe. Lembre-se: as pausas não são desvios do nosso desempenho – elas fazem parte do nosso desempenho.
Último dia de Congresso:
Manter a atenção das pessoas em treinamentos e reuniões online é desafiador, mas lançando mão de recursos baseados no funcionamento do cérebro fica bem mais fácil. O caminho é entender como a neurociência aplicada aos eventos digitais pode ajudar. E a palestrante Laura Ouden pode colaborar com isso. É só acompanhá-la pelo LinkedIn ou pedir seu livro pelo e-mail: info@experttrainers.nl.
Grandes professores, treinadores e mediadores são aqueles que se conhecem e valorizam seu próprio estilo, usando o que têm de melhor para criar impacto. E é claro que o que recomendamos para esse autoconhecimento é realizar o assessment CliftonStrengths da Gallup e receber uma devolutiva.
Exercícios de improvisação podem ser recursos valiosos no processo de aprendizagem, estimulando não só a criatividade, mas também servindo de base para trabalhar diversos conceitos de forma dinâmica. Quem quiser conhecer melhor essa abordagem pode pesquisar por “improv games” no Google.
E os insights da palestra da Venus Williams, Lenda do Tênis Mundial e Empresária, são:
As vezes a gente precisa agir como se acreditasse, mesmo sem acreditar e assim fazer as coisas começarem a acontecer.
O sinal vermelho acende quando você começa a se sentir confortável com a derrota.
Mesmo quando você é a melhor do mundo, basta uma derrota para as pessoas criticarem; então é melhor não prestar atenção.
Um bom coach pode ser a diferença entre sucesso e fracasso.
Minha criatividade como empresária vem de estar investindo nas coisas que eu amo. As boas ideias vêm da paixão.
Um dia eu cansei de tentar ler a emoção das pessoas que trabalham comigo e disse para elas: se quiserem que eu entenda, falem.
Esporte é muito importante no desenvolvimento das pessoas.