World Café: A Metodologia para Gerar Conversas Relevantes
Você já participou de um World Café? Ou já ouviu alguém comentar sobre isso? Estamos falando de uma metodologia de livre acesso. O que significa que todas as pessoas que desejam conhecê-la e aplicá-la podem fazer isso sem a necessidade de algum tipo de licença ou certificado formal.
Porém, a aplicação prática não dispensa bom preparo e elaboração minuciosa. Só assim é possível garantir resultados excelentes.
Mas, antes de seguir adiante, precisamos começar entendendo o que é um World Café, concorda? Neste conteúdo completo, vamos falar sobre o assunto com você e dividir nossa experiência para ajudar na sua aproximação com o método.
O ponto de partida
Primeiro, consideremos aqui que todas as pessoas já possuem uma inteligência individual desenvolvida durante a vida, por meio de aprendizados formais e informais — aqueles que surgem das experiências vivenciadas. Assim, consideramos que cada pessoa tem condições para ter ideias de como solucionar mesmo os desafios mais difíceis, usando sua sabedoria e criatividade, desde que seja devidamente apresentada à questão desafiadora e seu contexto.
Queremos então, através do World Café, acessar as inteligências individuais dos participantes da atividade e conectá-las, umas às outras, gerando o que chamamos de Inteligência Coletiva.
Vamos ainda direcionar essa inteligência, agora coletiva, para um dado contexto e, então, poderemos utilizá-la para gerar muitos insights criativos que nos ajudarão na busca de soluções.
O conceito de World Café
Os desenvolvedores do método são Juanita Brown e David Isaacs. A história da criação, que data de 1995, é bem interessante e você pode conhecê-la no site The World Café. A premissa é oferecer uma tecnologia social com potencial para engajar pessoas em conversas importantes.
O World Café é um processo criativo baseado em diálogos entre indivíduos, numa elaboração coletiva e colaborativa para responder questões de grande relevância. Os participantes são divididos em grupos para conversar sobre um determinado tema previamente escolhido. As conversas acontecem em rodadas com duração determinada e, ao final de cada uma, os grupos são redefinidos de maneira que os participantes vão se misturando ao conversar com diferentes pessoas.
Mudar a composição dos grupos durante a atividade garante a máxima variação na combinação das ideias. Na natureza, a combinação genética entre os indivíduos gera diversidade e, da mesma forma, no Word Café, acontece um processo de polinização, em que duas ideias se encontram e dão origem a uma terceira. Quanto maior a polinização de ideias, melhor o resultado do World Café.
A finalidade da metodologia
A aplicação de atividades desse tipo destaca a incrível capacidade de aproveitar a diversidade de pensamentos, conhecimentos e pontos de vista existentes em um grupo. Desse modo, é possível fazer emergir da inteligência coletiva um sem-número de insights criativos que levarão à solução de um assunto em debate.
Na Ynner, entendemos como isso é poderoso e aplicamos a metodologia com os clientes diante de situações como estas:
- a empresa está diante de cenários complexos e/ou precisa atingir resultados desafiadores;
- a liderança deseja envolver o time na tomada de decisão, impulsionar o intraempreendedorismo e a motivação dos colaboradores, além de garantir o engajamento deles na hora de tirar as ideias do papel.
Recentemente, uma grande empresa nos procurou porque estava percebendo uma mudança no perfil do consumidor e antevendo a dificuldade que a organização enfrentaria para lidar com o novo padrão de comportamento.
Preparamos e conduzimos o World Café e, ao final da atividade, a organização sabia como poderia se transformar para atender o novo cliente. Tudo com base em projetos idealizados pela própria equipe, que finalizou a atividade motivada para agir a partir das próprias ideias.
A forma certa de alcançar resultados com World Café
Como já falamos, a metodologia tem caráter bastante livre. Porém, é importante saber que ela envolve 7 princípios fundamentais.
Nos itens abaixo, vamos explicar a você quais são eles e mostrar detalhes enriquecedores de aplicação que vieram dos aprendizados da Ynner durante os vários anos de preparação e condução das dinâmicas de World Café. Aprenda com a gente!
1. Definir e compartilhar objetivos
É importante que os participantes do World Café sejam impelidos para agir. Então, só compartilhar informações com o grupo, por exemplo, não é um bom motivo para fazer um World Café. A ideia do método é que os participantes sejam protagonistas na comunicação, na idealização e na geração de soluções para um problema. Portanto, o principal conteúdo de um World Café é gerado na própria atividade pelos participantes.
2. Simular o ambiente descontraído de um café
Não é à toa que a palavra Café aparece no nome da atividade. Queremos as pessoas confortáveis para expor ideias, sem receio de julgamen1tos, com pensamento, fala e escuta aguçados para resultar em alto potencial criativo. Reproduzir a atmosfera de um café com amigos, numa conversa informal e descontraída, é uma excelente prática.
3. Elaborar perguntas realmente poderosas
Este é um fator de alta relevância para o sucesso do World Café, pois precisamos de perguntas capazes de estimular um debate crescente, que motive o aprofundamento do nível da conversa. Esse é o segredo dos incríveis resultados que a dinâmica pode gerar.
4. Garantir que todos participem e contribuam
É normal ter, no grupo, alguns indivíduos extrovertidos e outros mais introvertidos. Como a polinização de ideias depende da máxima combinação de pontos de vista diversos, precisamos da participação de todos. Por isso, deve-se recorrer a técnicas que garantam que cada pessoa envolvida contribua, seja ouvida e apresente ideias.
5. Conectar diferentes perspectivas
Conforme os participantes trocam de mesa e participam de diferentes composições de grupos, eles têm a oportunidade de conhecer e conectar perspectivas distintas.
6. Escutar e prestar atenção aos insights
Os aplicadores do World Café devem ser preparados para identificar padrões de debate. Há momentos em que é necessário guiar o grupo no sentido de aprofundar um ponto, manter o foco e conectar ideias.
7. Realizar a colheita e o compartilhamento das descobertas
Ao final da atividade, é importante realizar uma plenária para que os participantes tenham uma visão global dos resultados gerados na atividade. Esse fechamento tem um efeito muito positivo, pois o grupo percebe o valor do resultado gerado pelo trabalho.
A nossa experiência ainda nos permite encerrar este post de orientações recomendando que, após a finalização do World Café, seja realizada a análise, a seleção e a priorização das ideias nascidas na atividade.
Alguns dos clientes da Ynner, com base nas recomendações que recebem no processo, elaboram planos de ação ou até mesmo projetos a partir dos insights escolhidos. Assim, conseguem colocá-las em prática e ainda prolongam a motivação e o engajamento dos participantes do World Café por um longo período durante a execução do plano ou projeto.
Quer saber mais sobre esse método e como podemos ajudar você?