A Dupla Poderosa entre Pontos Fortes e Engajamento
Este artigo que fala sobre a cultura de engajamento foi escrito por Brian J. Brim, Ed. D. e Jim Asplund foi originalmente publicado no site da Gallup, representada no Brasil e em Portugal pela Ynner, parceira exclusiva para a certificação de Coaches de pontos fortes.
Seja a organização que ajuda os colaboradores a se tornarem a melhor versão de si mesmos!
Atualmente, as organizações estão em um estado de fluxo constante. Desde a interrupção da pandemia, as empresas continuam a buscar sua identidade e sua forma de trabalhar.
Os líderes ainda estão decidindo quantos dias no escritório manterão sua cultura viva ou como garantir que os colaboradores que trabalham integralmente no local se sintam valorizados. As iniciativas de bem-estar estão em alta, assim como os esforços para esclarecer ou até mesmo reconstruir a cultura e os valores. Como as organizações podem sobreviver a toda essa perturbação – ou, melhor ainda, como podem prosperar?
Independentemente de o funcionário ser um trabalhador totalmente presencial, totalmente remoto ou híbrido, dois fatores fundamentais podem ajudar a criar uma sensação de estabilidade na vida do funcionário e, ao mesmo tempo, ajudá-lo a se sentir esperançoso em relação às suas contribuições, oportunidades de aprendizado e crescimento na carreira.
Cada um desses fatores tem um impacto significativo por si só, mas eles são mais poderosos quando combinados. O primeiro: criar uma cultura de engajamento (ou seja, uma organização que ajuda os colaboradores a se sentirem valorizados, envolvidos e compreendidos) e o segundo: desenvolver os pontos fortes de cada pessoa, ou seja, os padrões naturais de pensamento, sentimento e comportamento que ajudam os colaboradores a serem a versão mais autêntica de si mesmos. Juntos, o engajamento e os pontos fortes criam uma cultura de alto desempenho sustentável.
Criando uma cultura de engajamento
A meta-análise do Q12 da Gallup mostra que as empresas com colaboradores mais engajados têm um desempenho muito melhor, conforme medido por vários resultados organizacionais.
À primeira vista, as evidências podem ser um pouco difíceis de acreditar. Equipes engajadas apresentam 81% menos absenteísmo do que seus colegas menos engajados, 41% menos defeitos de qualidade e 43% menos rotatividade. Você pode estar pensando: “Isso é realmente possível?”
Pense nos melhores colaboradores com quem você já teve a oportunidade de trabalhar. Como eles trabalham? Como eles interagem com seus colegas, clientes e membros da equipe? Agora, pense em seus colegas mais desmotivados. De repente, as diferenças de desempenho se tornam muito mais reais e críveis.
As medidas de engajamento da Gallup ilustram porque os colaboradores altamente envolvidos têm o impacto que têm. O Q12 da Gallup é uma métrica baseada em muita pesquisa para medir o engajamento nas organizações. Cada um dos 12 itens foi selecionado por atender a três critérios:
- As equipes de alto desempenho respondem a elas de forma mais positiva.
- As equipes locais em seu ambiente de trabalho diário podem influenciá-los.
- Eles estão vinculados a resultados comerciais reais.
Esses 12 elementos são os blocos de construção para criar um senso de envolvimento, valor e crescimento para cada funcionário. O trabalho árduo de engajar os colaboradores começa com um funcionário de cada vez, com um gerente que presta muita atenção a cada uma das dimensões de engajamento medidas pelo Q12.
Essas necessidades de envolvimento são mais bem atendidas individualmente para corresponder aos pontos fortes e à perspectiva exclusiva de cada funcionário.
Aproveitamento dos pontos fortes de cada pessoa
O CliftonStrengths oferece benefícios claros que podem ser alcançados ao ajudar os colaboradores a desenvolver uma consciência mais forte de como aproveitar seus padrões naturais de pensamento, sentimento e comportamento. A meta-análise de pontos fortes da Gallup destaca a diferença.
As equipes das organizações com forte foco no desenvolvimento de pontos fortes apresentam resultados muito diferentes das equipes que não o fazem. As equipes baseadas em pontos fortes apresentam 72% menos demissões (voluntárias e involuntárias) e 59% menos incidentes de segurança, por exemplo.
Como isso é possível? Novamente, pare para pensar em sua própria experiência.
Você já se deparou com um líder, coach ou professor que o ajudou a se concentrar no que há de melhor em você? Alguém que percebeu o que o torna único e o ajudou a pensar em como colocar essas características em prática?
Se sim, essa pessoa estava praticando a liderança baseada em pontos fortes. Isso não significa que ela ignorou seus pontos fracos ou dificuldades – ela o ajudou a superá-los concentrando-se no que era mais natural em você.
O CliftonStrengths oferece benefícios claros que podem ser alcançados ao ajudar os colaboradores a desenvolver uma consciência mais forte de como aproveitar seus padrões naturais de pensamento, sentimento e comportamento.
Imagine um ambiente de trabalho em que as pessoas queiram permanecer, em que estejam concentradas em trabalhar com mais segurança e em que possam ter um desempenho mais elevado porque são capazes de usar seus pontos fortes todos os dias.
Essa meta-análise incluiu dados de 2,1 milhões de colaboradores em 111 países – prova de que as intervenções de pontos fortes foram desenvolvidas e usadas em uma ampla gama de organizações em todo o mundo.
A Gallup ajuda indivíduos e equipes a se concentrarem em seus pontos fortes usando a avaliação CliftonStrengths.
Criar alto desempenho sustentável por meio de pontos fortes e engajamento
Agora que examinamos o poder do engajamento e dos pontos fortes separadamente, vamos ver o que acontece quando os unimos. Em última análise, tudo se resume a uma coisa: criar um alto desempenho sustentável.
O alto desempenho sustentável é uma meta poderosa para indivíduos, equipes e organizações.
A Gallup ouve os líderes falarem sobre ter “culturas de alto desempenho”, mas a sustentabilidade é a chave. Afinal de contas, uma organização ou equipe pode impulsionar o desempenho por medo, mas uma cultura sustentável de alto desempenho significa que os colaboradores estão atuando a partir de um local de envolvimento, valor, engajamento e pertencimento. Seus comportamentos levam ao desempenho e ao engajamento dos colaboradores.
As décadas de trabalho da Gallup sobre pontos fortes e engajamento podem ser resumidas nesta única frase: O foco no engajamento e nos pontos fortes ajuda as organizações a criar um alto desempenho sustentável, reproduzindo as condições que já existem nas equipes de melhor desempenho.
Sempre que a Gallup estuda seus melhores clientes, constata que já existem bolsões de excelência em jogo – essas equipes ou unidades de negócios se concentram na criação de uma cultura de engajamento e no que as pessoas fazem de melhor.
O trabalho da Gallup é fornecer as métricas, as ferramentas e o aprendizado que possibilitam às organizações replicar essas melhores práticas e disseminá-las por toda a organização.
A Gallup combina pontos fortes e engajamento em uma ampla variedade de oportunidades. O aprendizado e o desenvolvimento oferecem maneiras práticas de criar equipes altamente engajadas que se concentram na liderança por meio dos pontos fortes. Uma dessas abordagens é a Jornada Boss to Coach da Gallup.
O Boss to Coach ensina os líderes a treinar os colaboradores, valorizá-los como indivíduos e ajudá-los a entender e desenvolver seus pontos fortes – tudo isso contribui para uma cultura de engajamento orientada por pontos fortes.
O foco no envolvimento e nos pontos fortes ajuda as organizações a criar um alto desempenho sustentável, reproduzindo as condições que já existem em suas equipes de melhor desempenho.
Em uma meta-análise recente, a Gallup constatou que o envolvimento dos colaboradores melhorou em até 22% para aqueles que participaram do Boss to Coach, em relação aos não participantes semelhantes nas mesmas empresas.
As equipes lideradas pelos participantes também melhoraram seu engajamento em até 18% a mais do que as equipes semelhantes com gerentes não participantes.
Além disso, os participantes tiveram uma probabilidade 20% a 28% maior de melhorar o desempenho em relação aos colegas, e suas equipes tiveram 21% a 28% menos rotatividade.
Os esforços de engajamento dos colaboradores, por si só, podem ter um impacto positivo. Os esforços de pontos fortes, por si só, podem ter um impacto positivo. Combinados, porém, esses impactos são multiplicados.
Combinados, o engajamento e os pontos fortes ajudam cada funcionário a entender como abraçar e se conectar ao seu trabalho diário para ter desempenho, desenvolvimento e crescimento.
É possível resumir assim: As organizações prosperam quando trabalham para criar mais equipes como as suas melhores. Os colaboradores querem uma organização e uma equipe que os façam sentir que fazem parte de algo – um lugar onde se sintam valorizados e compreendidos e possam continuar a aprender e crescer por meio de seus pontos fortes.
Os seres humanos querem contribuir e ser importantes. A criação de uma cultura de engajamento e pontos fortes dá vida a isso e, em última análise, resulta em um alto desempenho sustentável.