Qual é seu Estilo de Liderança?
Este artigo que fala sobre os estilos de liderança foi escrito por Benjamin Erikson-Farr e originalmente publicado no site da Gallup, representada no Brasil e em Portugal pela Ynner.
- Os melhores líderes usam seus talentos exclusivos para ter sucesso
- Os pontos fortes dominantes de cada líder se enquadram em um dos quatro domínios de liderança
- Gallup lança Leading With Strengths (Liderando com pontos fortes), uma análise aprofundada dos líderes mais influentes do mundo
Qual é o meu estilo de liderança?
Todos os grandes líderes já se fizeram essa importante pergunta. Seu estilo de liderança pode determinar tudo, desde a maneira como você toma decisões até como trata as pessoas de sua equipe. Não é exagero dizer que ele molda seu futuro como líder.
Mas como você determina seu estilo de liderança? Tentativa e erro? Se estiver com dificuldades para descrever seu estilo de liderança, você seguirá o modelo de um líder que admira? Ou talvez você escolha um estilo que seja popular e o siga, como um dos seguintes:
- O estilo de liderança tranquila
- O estilo de liderança participativa
- O estilo de liderança transformacional
- O estilo de liderança autocrático
Estilos comuns como esses descrevem maneiras potenciais de liderar, mas muitos líderes hesitam em adotá-los de todo o coração devido às conotações potencialmente negativas que cada um deles tem. Pior ainda, cada um deles pode produzir resultados únicos, mas igualmente negativos.
Felizmente, há uma maneira melhor de liderar. Para ajudá-lo a descobrir um estilo de liderança que se adapte exclusivamente aos seus pontos fortes e permita que você prospere com uma identidade positiva, a Gallup identificou quatro estilos de liderança baseados em pontos fortes.
Como se baseiam nos pontos fortes do Cliftonstrengths, esses estilos não lhe dizem qual é a “maneira certa” de liderar, mas revelam como você pode causar o maior impacto com seus talentos naturais como líder. E, em vez de incentivá-lo a imitar a abordagem de outro líder, a abordagem de liderança da Gallup lhe dá as ferramentas para aceitar quem você já é – os melhores líderes conhecem e aceitam seus próprios pontos fortes em vez de imitar o estilo de outra pessoa.
A Gallup estudou mais de 20.000 líderes seniores e mais de 1 milhão de equipes de trabalho para descobrir as chaves para ser um líder mais eficaz e identificou quatro domínios de liderança. Todo líder é dominante em um desses domínios. Todo líder pode ser altamente eficaz se liderar com seu domínio dominante. Veja a seguir os domínios de liderança e o estilo de liderança associado:
Domínio: Construção de relacionamentos >> Estilo de liderança: Líder orientado para as pessoas
Domínio: Execução >> Estilo de liderança: Líder orientado a processos
Domínio: Pensamento estratégico >> Estilo de liderança: Líder orientado para o pensamento
Domínio: Influência >> Estilo de liderança: Líder orientado para o impacto
É importante observar que cada um desses estilos tem o potencial de alcançar a excelência à sua própria maneira. Líderes com estilos diferentes podem precisar alcançar o mesmo resultado de liderança, mas o alcançarão de uma forma que seja exclusiva de seus pontos fortes e estilo.
Por exemplo, os líderes orientados por processos podem não ter os mesmos pontos fortes que os líderes orientados por pessoas, mas ainda assim podem ter grande sucesso na construção de relacionamentos. Eles apenas usarão um conjunto diferente de pontos fortes para fazer isso do que os líderes orientados para as pessoas. Os líderes orientados para o pensamento podem não ter os pontos fortes de um líder orientado para o impacto, mas ainda assim estarão equipados para causar um grande impacto usando seus temas de pensamento estratégico do CliftonStrengths.
Os pontos fortes do Cliftonstrengths determinam onde você concentra sua atenção e energia na maior parte do tempo, e não os resultados que pode ou não alcançar.
Cada líder deve entender e desenvolver seu estilo e seus talentos usando as três etapas a seguir para se tornar um verdadeiro líder baseado em pontos fortes.
- Conhecer seu estilo de liderança.
- Implantar e desenvolver seu estilo de liderança.
- Estar ciente de seus pontos fracos de liderança e ter estratégias para gerenciá-los.
O objetivo deste artigo é ajudar a identificar seu próprio estilo de liderança e criar consciência sobre seus possíveis pontos fracos de liderança. Entretanto, para um verdadeiro desenvolvimento, a Gallup recomenda uma combinação de programas formais de desenvolvimento de liderança, coaching, mentoring, feedback 360 e pesquisas de envolvimento da equipe. A Gallup também recomenda aprender com outros líderes – para observar líderes experientes e descobrir como eles têm sucesso com seus pontos fortes, explore Leading With Strengths (Liderando com pontos fortes), a série da Gallup na qual os líderes mais influentes do mundo compartilham suas histórias.
No entanto, se estiver procurando impulsionar imediatamente seu desenvolvimento como líder, conhecer seu estilo de liderança e praticá-lo enquanto gerencia seus pontos fracos é um ótimo ponto de partida. Se você já descobriu seus CliftonStrengths, revise seu relatório para ter uma noção mais clara de como você lidera. Em seguida, use as seções abaixo para saber mais sobre seu estilo de liderança.
O líder orientado para as pessoas (domínio de construção de relacionamentos)
Pontos fortes do líder orientado para as pessoas:
A Gallup descobriu que, quando um funcionário concorda plenamente que “meu supervisor ou alguém no trabalho parece se importar comigo como pessoa”, há uma melhora significativa no envolvimento do cliente, nos incidentes de segurança, no absenteísmo e muito mais. O líder orientado para as pessoas move o indicador nessa medição ao trazer o seguinte para a mesa:
- Você é a cola que mantém sua equipe unida. Talvez você conheça cada funcionário como pessoa, ou talvez crie um ambiente em que todos se sintam incluídos.
- Você gera confiança. Você se importa genuinamente.
Pontos fracos do líder orientado para as pessoas:
- Pessoas acima do desempenho. Você justifica os fracassos dos membros da equipe abaixo da média porque eles são “boas pessoas” ou “estão fazendo o melhor que podem”. Com o tempo, você desmotiva os funcionários de melhor desempenho e não atinge os objetivos organizacionais.
Ombro para chorar. Você é empático e reage com compaixão quando um funcionário está passando por dificuldades ou esgotamento. No entanto, você não aborda sistematicamente as causas fundamentais do problema, o que cria um ciclo vicioso de vitimização.
O líder orientado para o processo (domínio de execução)
Pontos fortes do líder orientado para o processo:
A Gallup constatou que menos da metade dos funcionários sabe o que se espera deles no trabalho, o que causa um aumento na rotatividade e nos incidentes de segurança, além de uma queda na produtividade. É nesse ponto que o líder orientado por processos se destaca, exibindo principalmente as seguintes características:
- Você define o ritmo da equipe. Quando necessário, arregaça as mangas e trabalha com sua equipe.
- Você cria sistemas e processos para que o trabalho seja feito com eficiência. Você cria clareza para que o trabalho seja feito com eficácia.
Pontos fracos do líder orientado para o processo:
- O processo prevalece sobre as pessoas. Você se torna rígido no sistema, o que limita o potencial e o desenvolvimento dos melhores membros da sua equipe.
- Falta de agilidade. Sua insistência em seguir o processo correto pode significar que você é muito lento para responder aos clientes e inovar com novas ideias.
—
A abordagem de liderança da Gallup lhe dá as ferramentas para aceitar quem você já é – porque os melhores líderes conhecem e aceitam seus próprios pontos fortes em vez de imitar o estilo de outra pessoa.
—
O líder orientado para o pensamento (domínio do pensamento estratégico)
Pontos fortes do líder orientado para o pensamento:
A Gallup descobriu que, quando os funcionários sentem que suas “opiniões parecem contar”, a rotatividade e os incidentes de segurança diminuem e a produtividade aumenta. Se você é um líder orientado para o pensamento, ouvir as ideias das pessoas é uma especialidade sua. O mesmo acontece com o seguinte:
- Você enxerga o panorama geral e prevê o futuro. Você pensa profundamente e identifica as raízes dos problemas
- Você está aberto a novas ideias e abordagens inovadoras.
Pontos fracos do líder orientado para o pensamento:
- Ideias em vez de ações. Você é pago para obter resultados, não para simplesmente pensar neles.
- Falta de clareza. Você se perde em seus próprios pensamentos e ideias. Como resultado, sua equipe pode perder o foco e a clareza.
O líder orientado para o impacto (domínio de influência)
Pontos fortes do líder orientado para o impacto:
A Gallup descobriu que, quando as pessoas se sentem conectadas à missão e ao propósito de sua organização, o absenteísmo e os incidentes de segurança diminuem e a qualidade aumenta. Ao exercitar seus temas de influência, os líderes orientados para o impacto inspiram os membros da equipe a acreditar em algo maior, como o propósito da sua organização:
- Você estabelece um padrão elevado e leva o desempenho a novos níveis de excelência.
- Você constrói um eleitorado para levar sua agenda adiante. Você inspira as pessoas a seguirem sua causa e sua missão.
Pontos fracos do líder orientado para o impacto:
- Nunca é bom o suficiente. Seus padrões são incrivelmente altos e você corre o risco de se esgotar e/ou perder seus melhores funcionários.
- Falta de acompanhamento. Sua equipe o seguirá para onde você quiser, mas se você mudar de rumo com muita frequência, as pessoas deixarão de acreditar em você.
Quanto mais você pratica, mais você cresce
Como acontece com todos os seus temas mais dominantes do CliftonStrengths, a prática de seu estilo de liderança promoverá seu desenvolvimento, e o potencial de crescimento é enorme. Em vez de se inspirar em líderes que você respeita ou tentar se moldar a um estilo popular no momento, concentre-se em desenvolver seu próprio estilo exclusivo com base em seu domínio de liderança CliftonStrengths.
Isso pode significar a diferença entre desperdiçar anos tentando desenvolver talentos que você não possui dominantes e ter sucesso porque está praticando um estilo de liderança para o qual está bem adaptado.
Conheça o Leading High-Performance Teams
Desenvolva habilidades de liderança com base na ciência do comportamento humano e aumente a performance do seu time através da Formação Internacional Gallup LHPT, consolidada nas maiores potências mundiais e ministrada agora, no Brasil e em Portugal, pela Ynner. Clique aqui.